Cuiabá, Quinta-Feira, 11 de Dezembro de 2025
ÍNDIO PESCADOR
11.12.2025 | 15h00 Tamanho do texto A- A+

Carreta destrói parte de monumento histórico de Cuiabá; vídeo

O motorista do veículo não poderia estar transitando no horário e fugiu sem acionar órgão responsável

Larissa Azevedo/MidiaNews

índio Pescador é um monumento que fica na Avenida Fernando Correa da Costa

índio Pescador é um monumento que fica na Avenida Fernando Correa da Costa

LARISSA AZEVEDO
DA REDAÇÃO

Imagens de câmeras de monitoramento mostram o momento em que o monumento do Índio Pescador, localizado na Avenida Fernando Correa, em Cuiabá, foi destruído por uma carreta, no último domingo (7). 

 

O veículo de carga, que não é permitido transitar no horário em que o incidente ocorreu, às 8h43, de acordo com a Lei Municipal 5463/2011, passou pelo contorno em que o monumento estava, em frente à Escola Cívico Militar Profª Maria Dimpina Lobo Duarte. 

 

Em decorrência do tamanho do veículo, os pneus traseiros passaram por cima do canteiro central e a lateral da caçamba colidiu contra a canoa, que teve a dianteira quebrada. O motorista não parou após destruir o monumento, seguindo caminho. Logo atrás, veio outra carreta. 

 

A redação do MidiaNews esteve no local e identificou que além da canoa, parte da estrutura dos peixes também foi destruída. Os pedaços ainda estão caídos na lateral do Índio Pescador. 

 

Lojistas e funcionários de estabelecimentos próximos ao local informaram à equipe que é comum grandes veículos passarem pelo local sem autorização. Ainda, em diversas ocasiões, as carretas precisam dar ré por não conseguirem fazer o contorno. 

 

Restauração e cuidado 

 

Dentro da canoa, também há uma grande quantidade de lixo, como garrafas pets e de vidro, além de outros materiais plásticos. 

 

A equipe do MidiaNews entrou em contato com a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) e com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e questionou sobre a limpeza dos monumentos e restauração do Índio Pescador, mas até o momento não obteve resposta. 

 

O monumento é uma homenagem aos indígenas da tribo Coxiponês, da etnia Bororo. Eles habitavam a região quando os bandeirantes de São Paulo a invadiram em busca de ouro, no final do século XVII e início do século XVIII.

 

Veja o vídeo:

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia