Cuiabá, Quinta-Feira, 7 de Agosto de 2025
5ª EDIÇÃO
30.03.2023 | 14h40 Tamanho do texto A- A+

Centro de Referência de Cáceres é escolhido para sediar festival de esportes paralímpico

Festival promove a experimentação esportiva, de forma lúdica, às crianças com e sem deficiência

Unemat

O CRPB-Cáceres atende gratuitamente crianças a partir de 6 anos nas modalidades natação, badminton e bocha olímpica na Vila Olímpica da Unemat em Cáceres

O CRPB-Cáceres atende gratuitamente crianças a partir de 6 anos nas modalidades natação, badminton e bocha olímpica na Vila Olímpica da Unemat em Cáceres

DA REDAÇÃO

O Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Cáceres (220 km de Cuiabá), conveniado da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), foi selecionado para sediar a 5ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023. O evento promove a experimentação esportiva, de forma lúdica, às crianças com e sem deficiência.
 
Neste ano, o evento será realizado em duas etapas. A primeira será no dia 20 de maio e a segunda no dia 23 de setembro. 

De acordo com o professor do Comitê Paralímpico Brasileiro e coordenador pedagógico do projeto em Cáceres, Emanuel Carvalho, as inscrições para o Festival serão abertas em abril. O público-alvo são crianças e jovens, com idades entre 8 e 17 anos.

Não haverá limites de vagas, mas será observada uma proporção de 80% das vagas para pessoas com deficiência e 20% das vagas para pessoas sem deficiência.

No Festival haverá competições nas modalidades badminton, vôlei sentado, goalball e bocha olímpica.
 
Centro de referência


Os centros fazem parte do Plano Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em todos os estados, para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

O CRPB-Cáceres é um projeto de extensão do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Esporte e Exercício Físico (Cipeef) da Unemat, coordenado pelo professor da Unemat Riller Silva Reverdito, com o objetivo de ofertar práticas de esportes para pessoas com deficiência em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro.

Suas atividades são desenvolvidas no ginásio e na piscina da Vila Olímpica da Unemat, na unidade Cidade Universitária, em Cáceres. O projeto atende gratuitamente pessoas com deficiência a partir de 6 anos de idade, nas modalidades natação, badminton e bocha olímpica.

Festival


A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades, com a participação de mais de 7 mil crianças. Desde então o evento ganhou novas proporções. Na última edição, em 2022, cerca de 15 mil crianças foram atendidas em 98 municípios brasileiros.

Esta é a segunda vez que Cáceres sedia o evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Ao todo, 120 núcleos foram selecionados para promover o festival, sendo que 34 deles são Centros de Referência.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia