Cuiabá, Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2025
ALINHAR AÇÕES
24.10.2025 | 09h56 Tamanho do texto A- A+

Comitê de Enfrentamento aos Alagamentos realiza reunião semanal

Durante o encontro, foram abordados temas relacionados às atribuições de cada pasta diante de situações emergenciais causadas pela força da natureza, com foco na agilidade e na comunicação entre os órgãos envolvidos

Matheus Guimarães

Ilustração

DA REDAÇÃO

Representantes de diversas secretarias municipais que compõem o Comitê de Enfrentamento aos Alagamentos de Várzea Grande se reuniram na manhã desta quinta-feira (23) para discutir medidas de prevenção e resposta a possíveis ocorrências durante o período de chuvas.

 

Criado pela prefeita Flávia Moretti (PL), o Comitê tem como objetivo integrar as secretarias municipais e garantir respostas rápidas e coordenadas em situações de risco, minimizando os impactos das chuvas e prevenindo alagamentos.

 

Durante o encontro, foram abordados temas relacionados às atribuições de cada pasta diante de situações emergenciais causadas pela força da natureza, com foco na agilidade das ações e na comunicação integrada entre os órgãos envolvidos.

 

Entre os assuntos tratados, destacou-se a remoção de lixos e entulhos arrastados pelas águas das últimas chuvas e a elaboração de materiais informativos, em formato impresso e digital, para orientar os moradores sobre a destinação correta dos resíduos.

 

O descarte irregular de lixo tem sido um dos principais fatores que contribuem para o entupimento de bocas de lobo e o consequente alagamento de vias em regiões mais vulneráveis.

 

Também foi apresentada a proposta de cercamento de áreas de córregos e passagens de água, como forma de prevenir o descarte irregular de resíduos.

 

A ação, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, será discutida entre os gestores para definir a melhor forma de implantação.

 

O objetivo é impedir que restos de construção, galhos, móveis e outros tipos de entulho sejam depositados em córregos, canais e margens de rios, evitando o bloqueio do fluxo natural das águas.

 

Outro ponto discutido pelo comitê foi o monitoramento das áreas de risco ocupadas de forma irregular, que dificultam a execução de ações legais e preventivas por parte do poder público. Esses locais continuam sendo acompanhados pela Defesa Civil, que atua em conjunto com as demais secretarias.

 

IN LOCO - O Comitê teve sua primeira atuação durante a chuva do último sábado (18) e também na noite de quarta-feira (22), quando as equipes estiveram mobilizadas em diversos pontos da cidade para garantir o escoamento das águas e evitar transtornos à população.

 

A avaliação até o momento é de que a situação está sob controle, mas o grupo reforça que é necessário seguir atuando e monitorando continuamente as áreas críticas.

 

O secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, classificou a reunião como produtiva e reforçou a importância da colaboração da população.

 

“As equipes estão mobilizadas e prontas para agir sempre que necessário, mas é fundamental que cada morador faça sua parte, evitando o descarte irregular de lixo e entulho, que acaba prejudicando toda a cidade”, destacou o secretário.

 

ATENÇÃO - Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 65 98475-7112 ou a Guarda Municipal pelo 153.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia