A criação da Associação dos Amigos do Cuiabá Arsenal para investir no time de futebol americano foi proposta pelo deputado estadual José Riva (PSD).
Durante sessão especial realizada nessa segunda-feira (14) para homenagear com Moções de Congratulações os atletas e membros da comissão técnica que fizeram parte da história do time, o parlamentar propôs a criação da associação, como foi feito com o Mixto Esporte Clube em 2009, quando a Associação Amantes do Futebol e Amigos do Mixto (AFAM), foi fundada para captar recursos.
“O Brasil é o país do futebol, mas faltam incentivos nos outros esportes. Assim como foi com a AFAM no futebol, devemos criar a Associação dos Amigos do Cuiabá Arsenal, com o objetivo de buscar empresas para investir no time, pois essa equipe é guerreira por ter chegado onde está com poucos recursos. A ampliação dos recursos também é um incentivo à modalidade, estimulando o surgimento de outros times no estado”, afirmou Riva.
Desde o fechamento do parque esportivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a construção do Centro Oficial de Treinamento (COT), que integra a matriz de responsabilidade para a realização da Copa do Mundo em Cuiabá, o Cuiabá Arsenal estava sem local para treinamento. Por intermédio de Riva, a Associação dos Sargentos, Subtenentes, Oficiais administrativos e Especialistas (Assoade) liberou o espaço para o time de futebol americano desenvolver as suas atividades e desde o início do mês, a equipe já treina na localidade todas as quintas-feiras à noite.
De acordo com Riva, o investimento no Cuiabá Arsenal e no futebol americano do estado é primordial em função dos resultados obtidos mesmo sem auxílio do poder público e da iniciativa privada. “A determinação deste grupo é impressionante, por isso a homenagem é mais do que justa. Em sete anos de história, o Cuiabá Arsenal representa muito bem o nosso estado e nos enche de orgulho, sendo hoje um dos melhores times do Brasil. Falta incentivo ao esporte, que já mostrou ser um caminho para formar cidadãos, como instrumento de inserção social. Por isso, devemos aproveitar a oportunidade para refletir sobre o que o poder público tem feito pelo setor”, disse o parlamentar, que recebeu uma bola e uma camisa do Cuiabá Arsenal de presente.
Atual campeão da Associação Brasileira de Futebol Americano (Afab), o Cuiabá Arsenal perdeu no último sábado (12) para o São José Istepôs e foi eliminado da competição desse ano. Riva enalteceu a luta da equipe. “Não deu para conquistar o bicampeonato, mas isso é do esporte. O Cuiabá Arsenal era o adversário a ser vencido, todos que enfrentavam o time de Mato Grosso, jogavam com ainda mais garra em função de estarem enfrentando o atual campeão. Todos os jogadores e comissão técnica do Cuiabá Arsenal são verdadeiros heróis, principalmente por terem rompido a inércia e lutado pelo esporte em Mato Grosso”.
Riva lembrou que neste ano, o Cuiabá Arsenal tem média de público superior ao futebol. “Em 2013, apenas o jogo Luverdense x Corinthians, realizado em Lucas do Rio Verde pela Copa do Brasil, teve mais público do que os jogos do Cuiabá Arsenal, que leva em média três mil pessoas por jogo ao estádio Dutrinha. Por isso, devemos incentivar a prática do futebol americano, levar a modalidade para as escolas públicas e lutar para a construção da sede do Cuiabá Arsenal”.
Vice-presidente do Cuiabá Arsenal, Paulo César Machado, disse que os demais esportes que não tem reconhecimento no país foram também representados pelo time de futebol americano durante a entrega da homenagem. “O Cuiabá Arsenal surgiu a partir de uma reunião de amigos que posteriormente, decidiram participar de campeonatos. Hoje, estamos entre os quatro melhores times do Brasil e nossos garotos tem se destacado. A visão da diretoria é de mudar a vida das pessoas por meio do esporte e atualmente, sete jogadores do time moram nos Estados Unidos, e jogam pelas equipes das universidades onde estudam. Ou seja, lá tem muita gente gritando o nome de cuiabanos durante os jogos, e isso nos orgulha”.
Jogador da linha defensiva, Andrei Vargas entrou no time em 2008 e é um dos representantes de Mato Grosso na Seleção Brasileira de Futebol Americano. “É gratificante para todos os membros do Cuiabá Arsenal, receber essa homenagem da Assembleia Legislativa. Tudo isso é possível em função do empenho, vontade e determinação do presidente do time, Orlando Ferreira Júnior, que inclusive trouxe atletas e treinadores estrangeiros para qualificar a equipe”.
O deputado federal Eliene Lima (PSD), também participou da sessão especial e enalteceu o trabalho do Cuiabá Arsenal. “É gratificante, prestigiar pessoas que tem levado o nome de Mato Grosso para o Brasil. Querer é poder e esse grupo é unido e continuará nos orgulhando”.
CUIABÁ ARSENAL - Fundado em abril de 2006, na capital de Mato Grosso, o Cuiabá Arsenal tem uma história de sucesso, conquistando rapidamente a condição de um dos mais importantes times da modalidade no país. O nome é uma referência ao arsenal de guerra e uma homenagem à Capital do estado.
Nos últimos três anos, teve a maior torcida do país, de acordo com a Afab. Os títulos começaram a ser conquistados em 2010, quando o Cuiabá Arsenal foi campeão da Liga Brasileira de Futebol Americano. No ano passado, venceu o campeonato brasileiro. O time conta com 120 jogadores, sendo 80 do elenco profissional e 40 do sub-19.