Cuiabá, Domingo, 3 de Agosto de 2025
VAIDADE
26.12.2021 | 10h00 Tamanho do texto A- A+

De hidratante a bioestimulador: os cuidados com a pele na 3ª idade

Dermatologista de Cuiabá cita procedimentos que podem ajudar a manter uma pele saudável

Arquivo Pessoal

Wânia tirando selfie durante sua festa de 60 anos

Wânia tirando selfie durante sua festa de 60 anos

LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO

Entre esmaltes, batons, sombras e bijus dos mais variados modelos, a cuiabana Wânia G. Amorim Lima, de 60 anos, se aproxima da faixa etária classificada como “melhor idade” sem deixar o seu estilo pessoal de lado. 

 

Apaixonada por música e dança, sempre ativa, Wânia diz não sair de casa sem passar ao menos um "batonzinho" e um “pozinho” no rosto. “Eu me considero uma mulher vaidosa. Unha, cabelo e maquiagem sempre feita, ando muito cheirosa”, diz ela sorrindo. 

  

Apesar da vaidade, Wânia confessa não ser adepta aos cremes faciais e protetores solares - itens esses indispensáveis, segundo a dermatologista Aline Mie Nakagawa, de 32. 

 

Arquivo Pessoal

Dra. Aline Mie Nakagawa dermatologista

Dra. Aline Mie Nakagawa, dermatologista

Aline conta que Wânia não é uma exceção. Dentre seus pacientes na terceira idade, dezenas deles nunca tinham sequer se consultado com um dermatologista. 

 

De acordo com a especialista, a pele nessa fase da vida perde colágeno e ácido hialurônico.

 

“Isso faz com que a pele tenha mais flacidez, mais rugas, fique uma pele mais opaca e ressecada. Nas mulheres, por causa da menopausa, que causa a queda de hormônios, isso se acentua”, explica.

 

A dermatologista diz que hábitos saudáveis são indispensáveis e muito significativos para manter uma pele saudável em qualquer fase da vida, em especial na terceira idade. Dentre os principais estão a ingestão de água em abundância e uma alimentação balanceada. 

 

Isso a pensionista Wânia segue à risca. Com oito horas de sono bem dormidas por dia, uma alimentação saudável, livre de carnes vermelhas e gorduras, muita ingestão de água, atividades físicas e sem vícios como cigarros e bebidas, ela leva seus dias com leveza. 

 

“Eu era uma pessoa muito nervosa, estressada demais, e hoje em dia não esquento a cabeça com nada”, compartilha. 

 

No entanto, a dermatologista adverte que esses hábitos devem ser associados a dois ítens indispensáveis: hidratantes e protetores solares. 

 

“Fora essa parte do dia a dia saudável, a gente recomenda sempre usar hidratantes, por causa dessa pele um pouco mais ressecada e o protetor solar, mesmo que seja uma pessoa que não tenha tanta exposição ao sol”. 

 

Cuidados avançados

 

Dentre as demandas mais frequentes de pacientes nessa faixa etária estão a flacidez, as rugas e manchas. Para tratar esses efeitos do tempo, a dermatologista explica que há também medidas mais avançadas.

 

“Para a flacidez, por exemplo, a gente poderia trabalhar com os fios estimuladores de colágeno, os laseres, o ultrassom microfocado, radiofrequência, tudo para estimular o colágeno nessa fase”. 

 

Aline explica que há também tratamentos específicos para determinadas partes do corpo e rosto, como olhos e boca. 

 

Arquivo Pessoal

Wânia G. Amorim Lima

Wânia diz que o importante é sempre trazer um sorriso no rosto

Já para as tão temidas manchas, que ocorrem geralmente por uma exposição prolongada ao sol, além do protetor solar e dos cremes clareadores indicados pelos dermatologistas, a luz intensa pulsada e alguns tipos de peelings e lasers são o mais recomendado. 

 

Associados a esses tratamentos é importante que o paciente mantenha uma disciplina diária de cuidados, como a famosa Skin Care, por exemplo.

 

“Não adianta você fazer os tratamentos dermatológicos no consultório se você não tem toda uma rotina de pele por trás, hábitos de vida saudáveis. Não haverá o resultado esperado nos tratamentos que a gente indica”, alerta. 

 

A beleza para além do espelho

 

Wânia conta que em 2003 passou por um procedimento que radicalizaria sua imagem e a mudaria, literalmente, de dentro para fora, uma cirurgia bariátrica. “Fiz a bariátrica tentando melhorar minha aparência e melhorei muito. De 130 Kg fui para 72 Kg”.  

 

A cirurgia não mudou apenas o seu corpo, mas também a mente e a forma de se enxergar como mulher. “Mudei até de visual, de cabelo, a forma de me comportar e de me vestir. Eu rejuvenesci muito, o pessoal olha fotos antigas e fala: ‘não é você’. E eu, hoje, amo me ver refletida no espelho”. 

 

dermatologista conta que percebe uma cobrança social muito forte para frear o envelhecimento a qualquer custo, principalmente nas mulheres. “As pacientes chegam, às vezes, mostrando fotos de famosas, querendo aquela pele, querendo parecer com aquelas pessoas”. 

 

Essa insatisfação com o corpo e a aparência mais "envelhecida”, segundo a especialista, interferem diretamente no dia a dia dos pacientes, de acordo com os relatos apresentados em consultório. 

 

O importante, no entanto, seria compreender que envelhecer é um processo natural que chega para todos. 

 

“O paciente não vai fazer um tratamento para rejuvenescer 20 anos, mas você vai deixar ele de uma forma natural, com a pele mais vistosa, com o processo de envelhecimento melhor”, concluiu a especialista.

 

Wânia, por sua vez, segue essa linha de pensamento. Para ela, o importante é chegar bem nos seus 80, 90 anos, com espírito jovem, saúde e ainda uma boa aparência, conseguindo cumprir com tranquilidade suas atividades do dia a dia. 

 

Para a pensionista, o segredo para manter sua beleza é o estilo de vida que leva. “Talvez seja a minha maneira de ser. Acho que ajuda muito você ser uma pessoa positiva, alegre e de bem com a vida. Talvez seja isso que faz a gente não envelhecer tão rápido”. 

 

“Está na cabeça da gente, você pode ter 60, 70, mas a sua mente não te deixa envelhecer se tiver uma mentalidade forte”, completa.

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia