Cuiabá, Quinta-Feira, 7 de Agosto de 2025
NO PARQUE TIA NAIR
05.08.2025 | 16h43 Tamanho do texto A- A+

Desenvolve MT apoia empreendedora e transforma venda de água de coco

Com a própria carretinha reboque, a empreendedora duplicou as vendas nos finais de semana

Clara Campos | Desenvolve MT

A profissionalização trouxe mais autonomia e permitiu à empreendedora atender uma demanda crescente

A profissionalização trouxe mais autonomia e permitiu à empreendedora atender uma demanda crescente

DA REDAÇÃO

O que começou como uma alternativa diante do desemprego na pandemia, hoje se tornou um exemplo de empreendedorismo em Cuiabá.

 

No Parque Tia Nair, Maria Cunha, conquistou o seu espaço com carisma, água de coco “trincando” e um atendimento acolhedor, que atrai desde moradores da capital até turistas de passagem.

 

Com uma simples mesa de bar, ela transformou a busca por uma nova fonte de renda em um negócio próprio e fez do parque, o seu ponto fixo de atendimento.

 

A empreendedora conseguiu autorização para continuar no parque e não parou mais. Aos poucos, os fregueses começaram a perguntar se não tinha uma fruta gelada, um suco mais fresco. Com uma carretinha emprestada do filho, Maria começou a levar mais frutas, uma caixa de isopor e então um freezer antigo. 

 

Após um imprevisto com a carretinha emprestada, Maria descobriu através das redes sociais a Desenvolve MT. Com a linha Mulher Empreendedora, ela financiou a própria carretinha reboque, podendo transportar mais produtos e atender melhor os clientes, além da compra de outros equipamentos fundamentais para o trabalho.

 

“A Desenvolve MT me ajudou muito. Fui até a sede e me apresentaram a linha Mulher Empreendedora. Quinze dias depois, o empréstimo foi aprovado e consegui comprar a carretinha e outros materiais. Foi uma grande vantagem para mim, porque o prazo de pagamento é longo e as parcelas cabem no meu bolso.”, explica.

 

Com a nova carretinha reboque, a empreendedora passou a vender cerca de 50 cocos por dia, e mais de 100 nos finais de semana.

 

O diferencial, além do sabor, é o cuidado com o produto. Maria usa entre 80 e 100kg de gelo triturado diariamente para garantir que o produto esteja sempre bem gelado, o que era um pedido da grande parte dos frequentadores, além de oferecer a castanha do coco.

 

A profissionalização trouxe não apenas visibilidade, mas mais conforto e praticidade. A carretinha tem espaço para frutas, freezer, estrutura de atendimento e se tornou, também, a identidade do negócio.

 

O empreendimento carrega o mesmo nome da marca do marido, que é guia de turismo, “Cuiabá de Cantos e Encantos Água de Coco”.

 

Maria conta que o maior desafio enfrentado foi o controle financeiro. “A educação financeira demora um pouco, mas faz muita diferença”.

 

Mesmo assim, ela e o marido seguem firmes, e com algo que não tem preço, a conexão com quem passa por ali. Muitos clientes param só para conversar, elogiar ou conversar da vida. Turistas estrangeiros, inclusive, já atenderam árabes, muçulmanos, e até aprenderam algumas palavras em libras para acolher melhor quem precisa.

 

Linha Mulher Empreendedora

 

Até julho de 2025, a linha empreendedora liberou mais de R$1,4 milhão em crédito para mulheres que estão à frente do próprio negócio em todo Mato Grosso, fortalecendo o protagonismo feminino no estado.

 

A linha Mulher Empreendedora da Desenvolve MT é voltada para mulheres que desejam tirar o sonho do papal ou inovar. Com crédito de até R$15mil, 30% do valor para capital de giro e 70% para compra de produtos, mercadorias, máquinas e equipamentos, além de prazos de 42 meses e carência de até seis meses.

 

Para saber mais acesse o nosso site www.desenvolve.mt.br ou entre em contato pelo telefone (65) 3613-7900.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia