Cuiabá, Quinta-Feira, 7 de Agosto de 2025
EVENTO EM CUIABÁ
26.10.2023 | 17h27 Tamanho do texto A- A+

Escola realiza Feira de Profissões para orientar estudantes sobre Enem

A 1ª Expo Enem acontece nesta quinta e sexta-feira (26 e 27.10), na quadra de esportes da Escola Estadual João Crisóstomo, em Cuiabá

Harleid Claiton

A feira busca oferecer informações importantes sobre as diferentes áreas de conhecimento e carreiras profissionais

A feira busca oferecer informações importantes sobre as diferentes áreas de conhecimento e carreiras profissionais

DA REDAÇÃO

A Escola Estadual Professor João Crisostomo de Figueiredo, localizada no Bairro Dr. Fábio, em Cuiabá, com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), está promovendo a 1ª Expo Enem, uma feira de ciências e profissões voltada para os estudantes do ensino médio.

 

O evento começou nesta quinta-feira (26.10) e vai até sexta-feira (27.10), na quadra de esportes da escola.

Com a proximidade das provas do Enem, que acontecerá entre os dias 5 e 12 de novembro, a feira busca oferecer informações importantes sobre as diferentes áreas de conhecimento e carreiras profissionais.

 

Os estudantes terão a oportunidade de participar de palestras e demonstrações feitas por profissionais de diversas áreas, como saúde humana e animal, educação, engenharia, direito, administração, entre outras.

“Essa é uma ótima oportunidade para os estudantes conhecerem as diferentes possibilidades de formação e carreira, além de tirarem dúvidas e receberem orientações sobre o processo seletivo de instituições que oferecem cursos universitários ou técnicos”, disse o secretário-adjunto Executivo da Seduc, Amauri Monge Fernandes.

O diretor da escola, Alex Rufino da Silva, ressaltou que a unidade de ensino está empenhada em proporcionar um ambiente acolhedor aos 750 estudantes divididos entre o ensino fundamental II e ensino médio, visando auxiliá-los na escolha de suas futuras profissões e no planejamento de suas carreiras.

“A expectativa é que a nossa primeira feira seja um sucesso e contribua para o êxito dos estudantes no Enem e na continuidade dos seus estudos”, afirmou.

Interessada pela área da saúde, a estudante Agda Gabriele Oliveira, 15 anos, teve a oportunidade de conhecer os cursos de fisioterapia e enfermagem. Para ela, ter contato com profissionais da área médica reforça o interesse pela atividade que pretende seguir.

 

“Meu sonho é ser médica e está sendo bom ver de perto algumas ações sobre o que mais quero fazer na vida, que é cuidar da saúde de pessoas”, disse. 

 

Já Alana Cristina, 16 anos, pensa em ter o seu próprio negócio na área de confeitaria.

 

“É uma profissão que me atrai desde criança e, agora no Ensino Médio e me preparando para o Enem, vejo que esse sonho está cada vez mais perto de se realizar”. Para a estudante, empreender em algo que a faz se sentir realizada é uma meta de vida. “Vou ser o que sempre sonhei”.


Esteffany Lorrane, 16 anos, se sente pronta para fazer o Enem e tem diversos planos. Pensa em ser advogada ou tentar carreira como oficial da Polícia Militar.

“O importante é escolher a profissão que me fará bem e não apenas financeiramente”. De acordo com ela, é fundamental fazer escolhas o quanto antes e a Expo Enem está ajudando neste ponto. “Aqui temos contato direto com várias universidades e podemos tirar dúvidas também”.

 

A Expo Enem também conta com estandes de instituições de ensino técnico e profissionalizante, que mostram as opções de cursos técnicos disponíveis e as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, entre elas o Senai, Senac, Unemat, Ceteps – Rede de Ensino Técnico, Unifecaf, Faculdade Fasipe, Super Estágios, além da participação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), com a carreta do MT Ciências.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia