Cuiabá, Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025
RELATOS PESSOAIS
24.07.2019 | 16h44 Tamanho do texto A- A+

Espetáculo que aborda violência doméstica estreia em Cuiabá

"Coió" trabalha com elementos audiovisuais, cênicos e de cinema expandido

Divulgação/Assessoria

Caio Ribeiro e Douglas Peron protagonizam o espetáculo

Caio Ribeiro e Douglas Peron protagonizam o espetáculo

DA REDAÇÃO

Os coletivos Coma a Fronteira e Espectrolab, em parceria com o Centro Audiovisual Luiz Marchetti (CALM), apresentam a estreia do espetáculo "Coió" neste final de semana (26 e 27 de julho), às 20h30, no CALM. Os ingressos são gratuitos e limitados e podem ser retirados, a partir desta terça-feira (23), no bar Metade Cheio. Este é o único projeto mato-grossense contemplado pelo Edital de Patrocínio do Banco da Amazônia.

 

“Construir Coió me reconstruiu”, revela Caio Ribeiro, que divide a direção com Douglas Peron e Luiz Marchetti. Douglas e Caio também protagonizam a encenação, na qual interagem com os relatos pessoais (gravados em vídeo e projetados em telão) das próprias mães, Rose e Avelina, que foram vítimas de violências relacionadas ao âmbito doméstico.

 

“O processo nos revelou, a mim e minha mãe, inúmeras imagens e turbilhões de memórias afetivas, materiais e energéticas que trouxeram uma calma até então inquieta”, descreve Douglas. Sensação semelhante, assim como as próprias histórias de vida que se entrelaçam, é transmitida pelas palavras de Caio: “Foi essencial pra reorganização das minhas memórias e a tensão que elas carregavam. [...] Coió me tornou mais próximo de mim”, reflete.

 

Concebido sob uma perspectiva poética-documental, a obra reflete sobre como os desdobramentos destas vivências familiares incidem na constituição das personalidades de Douglas e Caio, assim como na maneira de ambos lidarem com questões internas e externas.

 

"Coió", vocábulo do Pajubá, dialeto da linguagem popular LGBTI+, significa bater, xingar, dar uma surra... “Levar um coió”, portanto, se refere a ser agredido. As possibilidades de leitura contidas nesta pequena palavra, quase uma onomatopeia, permeiam toda a narrativa, que, por sua vez, tem como eixo central as histórias vivenciadas pelas mães e rememoradas pelos filhos que as presenciaram.

 

Concepção

 

A apresentação é composta por elementos audiovisuais (relatos em vídeo); cênicos (presença dos atores, iluminação...); e de cinema expandido (inserções em vídeo de detalhes da apresentação enquanto ela acontece).

 

O cinema expandido e a iluminação, sob regência de Marchetti e Priscila Freitas, respectivamente, potencializam a experiência do público ao evidenciar, através de imagens replicadas no telão e de focos de luz, minuciosos detalhes cênicos (gestos, movimentos, expressões, formas animadas...).

 

Além disso, simultaneamente, acontece uma espécie de montagem e edição ao vivo, orquestrada por Marcelo Almeida, que seleciona trechos (relatos documentais das mães ou detalhes cênicos via cinema expandido) que serão exibidos no telão em sintonia com a progressão narrativa do espetáculo.

 

Estreia do cinema de MT

 

E durante os dois dias de apresentação também será exibido a estreia do filme ‘Drag Nostra’, de Paulo Victor Vidotti. As sessões, ambas às 20h30, antecedem ‘Coió’.

 

O curta, estrelado pela mais famosa diva pop mato-grossense, Sara Mitch, acompanha a trajetória de um grupo de drags mafiosas que planejam assaltar um banco.

 

Serviço

 

Atrações: 20h30 - DragNostra / 21h - Coió

 

Datas: 26 e 27 de julho

 

Horário: 20h30 às 22h

 

Local: CALM - R. Zulmira Canavarros, 285 - Centro Norte

 

Entrada: Gratuita (Retirar no Metade Cheio a partir do dia 23)

 

Classificação Indicativa: 14 anos

 

Páginas online: www.spectrolab.art.br

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia