O influenciador Hytalo Santos e o marido dele, Israel Nata Vicente, estavam dormindo no momento em que a Polícia Civil cumpriu o mandado de prisão na mansão onde eles estavam hospedados, em Carapicuíba.
Seis pessoas, todas maiores de idade, estavam na residência com os influenciadores. A informação foi confirmada pelo delegado Fernando David, titular da 3ª DIG (Delegacia de Investigações sobre Estelionato e Crimes Contra a Fé Pública).
O casal não resistiu à prisão e abriu a porta para a polícia. "Chegamos mais ou menos às oito da manhã (de hoje). A gente não precisou arrombar a porta. Eles cooperaram, inclusive, estavam dormindo na hora da abordagem", afirmou o delegado.
Local onde Hytalo e o marido estavam hospedados foi encontrado após polícia identificar carro usado pelo casal. Segundo o delegado, o serviço de inteligência da polícia civil monitorou a localização do veículo, que ficou estacionado na frente da mansão em Carapicuíba.
As pessoas que acompanhavam Hytalo e o marido eram familiares do casal, segundo a defesa. Um primo do influenciador que estava na delegacia na tarde de hoje relativizou o fato de crianças e adolescentes aparecerem dançando nos vídeos publicados nas redes sociais e disse que o cumprimento dos mandados é a "criminalização do funk e do brega funk".
Oito celulares foram apreendidos com Hytalo e Israel, quatro com cada um. Eles vão passar por perícia. Ainda não se sabe se a perícia vai ser feita em São Paulo ou na Paraíba, de onde partiram os mandados de prisão.
Desde ontem o casal estava na mansão, que foi alugada, e a polícia acredita que eles tinham planos de fugir, informação que a defesa nega. "É uma hipótese, a gente tinha a informação de que era provável que eles enfrentassem uma fuga", afirmou o delegado Ronaldo Tossunian. O advogado de Hytalo afirmou que eles estavam no estado para um encontro de influenciadores.
Hytalo e o marido deixaram a sede do Deic e seguiram para o Instituto Médico Legal. Eles devem passar a noite presos em Carapicuíba, aguardando audiência de custódia.
Fãs, em sua maioria crianças e adolescentes, compareceram à delegacia. Alguns deles estavam com mochilas escolares e pediam para que a polícia "soltasse o Hytalo".
Entenda o caso
Hytalo e o marido foram presos por suspeita de de explorar crianças e adolescentes nas redes sociais. O influenciador ficará preso em João Pessoa, após audiência de custódia que acontecerá amanhã. Na quarta-feira, ele não tinha sido encontrado em sua casa, em João Pessoa (PB), durante cumprimento de mandados de busca e apreensão. Mas equipamentos foram retirados, o que motivou o pedido de prisão.
"Isso demonstrou que ele estava tentando obstruir a investigação", disse Ana Maria França, promotora ao UOL.
Juiz decretou prisão preventiva alegando "indícios de participação do indiciado" em crimes de tráfico de pessoas e exploração de trabalho infantil. Decreto ainda cita risco de obstruir a investigação.
A defesa do influenciador chamou prisão de "medida extrema". Ao UOL, o advogado de Hytalo afirmou que ainda não teve acesso ao conteúdo da decisão, mas disse que vai tomar "todas as medidas judiciais cabíveis" para resguardar os direitos do influenciador.
"Reafirmamos a inocência de Hytalo Santos, que sempre se colocou à disposição das autoridades", disse a defesa de Hytalo, em nota enviada ao UOL.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|