O delegado titular de Vinhedo, interior de São Paulo, Álvaro Santucci Noventa Júnior, afirmou na tarde desta quinta-feira (15) que "acha provável" a prorrogação do inquérito, cujo término está previsto para o dia 24. "É difícil avaliar, pois estou aguardando pela conclusão dos laudos periciais", pondera o delegado ao ser questionado se o prazo de extensão seria de 30 ou 60 dias. A adolescente Gabriela Yukari Nichimura, de 14 anos, morreu após cair do brinquedo La Tour Eiffel, atração do parque de diversões Hopi Hari, em 24 de fevereiro.
Segundo Noventa Júnior, os depoimetos foram suspensos nesta semana. O motivo, explica o delegado, deve-se à demanda de outros assuntos que precisam ser trabalhados na delegacia. "Muita gente deve ser ouvida na próxima semana", afirma. No dia 9, ele afirmou ao G1 que pretende dispensar o depoimento de Armando Nichimura, pai de Gabriela.
A assessoria de imprensa do Hopi Hari não soube informar se a vistoria dos brinquedos radicais foi concluída.
TAC prorrogado
O parque de diversões Hopi Hari ficará fechado até o dia 22. A decisão foi tomada após uma reunião entre a promotora dos Direitos do Consumidor, Ana Beatriz Sampaio Silva Vieira, e um advogado que representa o parque. A prorrogação do TAC é "para o término de todas as vistorias necessárias", segundo nota publicada pelo MP-SP.
O parque está fechado desde o dia 2 para vistoria de promotores, Instituto de Criminalística (IC), Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A assessoria de imprensa do MP-SP informou que as vistorias voltaram a ser realizadas nesta segunda (12), mas não entrou em detalhes sobre quais brinquedos foram vistoriados e qual a programação para os demais dias da semana.
O advogado do parque Alberto Zacharias Toron disse que recebeu com "absoluta naturalidade" a prorrogação do TAC, uma vez que já era prevista. "As perícias ainda não foram concluídas e vamos acatar sempre", afirma. Caso o acordo seja descumprido, o parque deverá pagar multa diária de R$ 95 mil.