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08.07.2025 | 10h59 Tamanho do texto A- A+

Inscrições para edital de retomada do Museu de Arte de Mato Grosso encerram na sexta-feira (11)

A seleção pública da Secel conta com investimento de mais de R$ 10 milhões

Reprodução

Ilustração

DA REDAÇÃO

As inscrições para o Edital Museu de Arte de Mato Grosso, que vai selecionar uma organização da sociedade civil (OSC) para gestão compartilhada do equipamento cultural, finalizam nesta sexta-feira (11.7).

 

A seleção pública da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) conta com investimento de mais de R$ 10 milhões, sendo R$ 3,17 milhões da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e R$ 7,5 milhões de recursos próprios do Governo de Mato Grosso. 

 

Com o investimento, busca-se a retomada da operacionalização do Museu de Arte de Mato Grosso, que irá reunir e abrigar obras de artistas brasileiros, sobretudo os do Estado. Entre as produções artistas se encontram nomes como Adir Sodré, Sitó, Benedito Nunes, Clóvis Irigaray, Dalva de Barros, além de outros. 

 

O equipamento cultural se localizará no Grupo Escolar Senador Azeredo, conhecido popularmente como Casa do Artesão.  Em 1983, o imóvel foi tombado pela Fundação Cultural de Mato Grosso, pertencendo ao Patrimônio Histórico do Estado.

 

Desta forma em seu primeiro ano, o local deverá ser estruturado com a adequação do espaço físico, expografia, aquisição de mobiliário e equipamentos, atualização do inventário e catalogação do acervo, além da realização de ao menos uma exposição.

 

“O prédio passará por manutenção e conservação da sua arquitetura original, além de algumas mudanças para o conforto do público. Esta iniciativa valoriza, ao mesmo tempo, o Patrimônio Histórico e a Museologia regional, dando uso público e qualificado para a edificação histórica, além de colaborar com a ambiência do bairro do Porto”, explica o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico, Robinson de Carvalho Araújo. 

 

Para participar, a OSC deve possuir instalações, condições materiais e capacidade técnica e operacional para o desenvolvimento das atividades; possuir no mínimo 2 anos de existência a contar da data de inscrição no edital, além de outros requisitos. 

 

As inscrições podem ser feitas de forma online, por meio do e-mail [email protected], presencialmente ou via Correios, com a entrega/envio dos documentos ao protocolo da Secel, localizado na Avenida José Monteiro de Figueiredo, nº 510, Bairro Duque de Caxias, em Cuiabá.

 

Em caso de dúvida o proponente poderá entrar em contato pelo e-mail [email protected] e/ou pelo telefone (65) 3613-0232.

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