Cuiabá, Terça-Feira, 8 de Julho de 2025
ALERTA
08.07.2025 | 16h10 Tamanho do texto A- A+

Procon Estadual alerta sobre golpe por mensagem de e-mail

Mensagem usa o nome da instituição; orientação é não acessar links e procurar um canal oficial do órgão para informações

Junior Silgueiro/Setasc-MT

Consumidores devem observar atentamente as mensagens recebidas e conferir o endereço de e-mail

Consumidores devem observar atentamente as mensagens recebidas e conferir o endereço de e-mail

DA REDAÇÃO

O Procon Estadual alerta a população de que golpistas estão encaminhando mensagens falsas em nome do órgão. Enviadas por e-mail, as mensagens comunicam intimações ou agendamentos em unidades do Procon na Capital.

 

O Procon é vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc),

O mesmo tipo de golpe também já foi constatado em municípios do interior de Mato Grosso, utilizando o nome de Procons Municipais.

 

A secretária adjunta do Procon Estadual, Cristiane Vaz, explica que esses e-mails normalmente vêm acompanhados de links falsos, com dizeres como “Ver detalhes”, por exemplo.

 

Esses links fraudulentos podem conter vírus e danificar o computador ou à rede do usuário, bem como permitir o acesso a dados privados do consumidor.

 

“É preciso redobrar a atenção e não clicar em links suspeitos. Outra dica é observar atentamente a mensagem. O e-mail fraudulento possui formatação genérica, com aparência de oficial, mas fora dos padrões do Procon. Também é importante observar o endereço do e-mail, pois o domínio não é o oficial do Procon-MT”, informa Cristiane Vaz.

 

Na mensagem são informados números de processos e protocolos, com links falsos para visualizar detalhes de reclamação que supostamente estaria tramitando no Procon.

 

“O Procon Estadual não envia links para acessar dados de processos em andamento. A orientação é para as pessoas sempre checarem os dados do remetente, não abrir essas mensagens e não clicar nesses links”, alerta a secretária adjunta.

 

Atenção

 

Todas as notificações do Procon-MT a consumidores e fornecedores são encaminhadas pelo e-mail [email protected] ou pelo e-mail [email protected] ou, ainda, por correspondência enviada pelos Correios.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia