Cuiabá, Quinta-Feira, 14 de Agosto de 2025
BOAS PRÁTICAS
14.08.2025 | 15h49 Tamanho do texto A- A+

Inscrições para VI Mostra Científica STEAM 2025 estão abertas até o dia 14 de setembro

A Mostra Científica deste ano tem foco em inovação e sustentabilidade

Secom-MT

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Secretária de Estado de Educação (Seduc-MT) abriu, nesta semana, as inscrições para a VI Mostra Científica STEAM. O prazo vai até 14 de setembro e podem ser realizadas por meio do LINK. Cada equipe pode ter, no máximo, quatro estudantes e um professor orientador.

 

A Mostra será realizada em duas fases: regional e a estadual. Na primeira etapa, cada Diretoria Regional de Educação (DRE) selecionará dois projetos por categoria: C1 (Ensino Fundamental - Anos Finais) e C2 (Ensino Médio).

 

A meta é estimular o engajamento dos estudantes em atividades interdisciplinares que integrem Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, promovendo a aprendizagem ativa, contextualizada e alinhada aos desafios do mundo contemporâneo.

 

Os projetos classificados nesta etapa avançarão para a fase estadual, prevista para acontecer em novembro deste ano, avaliada por uma banca de forma virtual.

Os projetos (C1 e C2) que conquistarem o 1º lugar na etapa estadual terão direito a um notebook para cada estudante e para o professor orientador.

 

Já a equipe classificada em 2º lugar, ganhará tablet para cada estudante e o professor orientador. Por fim, os classificados em 3º lugar ganharão um headphone para cada estudante e para o professor orientador.

 

“A Mostra reforça o compromisso da Seduc com uma educação pública de qualidade, inovadora e conectada com as competências do século XXI, valorizando o pensamento crítico, a colaboração e o engajamento com a realidade local e global”, afirma o secretário de Educação, Alan Porto.

Steam

 

A palavra é a inicial das palavras em inglês Science, Technology, Engineering, Art e Math. Em português traduz Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Trata-se de uma metodologia baseada em projetos e o aprendizado é realizado por meio de ferramentas práticas.

 

O Steam é uma das metodologias ativas empregadas na educação. São ferramentas que objetivam otimizar o aprendizado do aluno, colocando os estudantes como protagonistas dos seus conhecimentos e no centro do processo de aprendizagem.

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