A imersão no campo das novas ideias e práticas de empreendedorismo começou na noite desta sexta-feira (18.12), transformando a Arena Pantanal em uma arena de inovações.
O maior evento global de inovação foi recebido com muito entusiasmo pelos participantes do primeiro Startup Weekend Cuiabá. De acordo com os organizadores, participantes de várias regiões do Estado foram mobilizados pela ação e marcaram presença no primeiro Startup Weekend realizado em Mato Grosso.
Entusiastas de Sorriso, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Bugres, entre outras cidades, além da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, se encontraram para retirar do papel ideias que podem transformar a vida em sociedade e ainda trazer ganhos financeiros para seus criadores.
“Aqui os participantes têm a oportunidade de retirar da cabeça a criatividade que existe dentro de cada um e essa oportunidade para nós do Governo do Estado é recebida com muita alegria. É a primeira vez que nós recebemos o Startup Weekend, notadamente na Arena Pantanal, patrimônio que pertence a todos nós, e agora abriga pessoas criativas que podem ajudar a solucionar problemas”, destacou o governador Pedro Taques que abriu as atividades do evento ao realizar o primeiro Pitch de ideias da noite, no qual abordou os temas: tempo e conhecimento.
O evento, que tem entre patrocinadores marcas internacionais como o Google, acontece pela primeira vez em uma arena da Copa do Mundo e já soma mais de duas mil edições realizadas em 130 países e 678 cidades em todos os continentes.
Durante toda a programação, que se estende por 54 horas de duração, os participantes serão auxiliados por grupos de mentores com vasta experiência em empreendedorismo e especializados em desenvolver negócios criativos. Ao final das atividades, neste domingo, as ideias mais inovadoras serão premiadas. O foco da realização é incentivar a criação de negócios digitais que buscam resolver questões cotidianas.
Gcom
O governador Pedro Taques que abriu as atividades do evento
O Governo de Mato Grosso, por meio do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) e das secretarias de Cultura (SEC), com incentivo do programa Economia Criativa; Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci); e Secretaria de Estado das Cidades (Secid), participa como um dos apoiadores na realização desse grande laboratório de empreendedorismo, onde as ideias são transformadas em negócios. Sociedade civil organizada, entidades e outros parceiros locais também uniram esforços para trazer a versão inédita para Mato Grosso.
Segundo os organizadores, as 125 vagas abertas inicialmente para a participação do público no evento não foram suficientes. Mais vagas foram disponibilizadas porque a procura por parte das mentes criativas mato-grossenses foi intensa.
“Inicialmente havíamos planejado 125 vagas, que foram abertas para o público no dia 10 de novembro, à 00h00, e após 72h já estavam esgotadas as vendas do primeiro e segundo lote. Muitas pessoas começaram a nos procurar pedindo por mais vagas e acabamos aumentando o número de participações para atender a todos”, conta Pedro Teodoro, um dos diretores do grupo Startup MT, que representa no Estado o grupo de startups.
Felipe Oliveira, gerente de projetos de Inovação do GAE e também um dos organizadores do evento, adianta que para o próximo ano pensam em repetir o Startup Weekend Cuiabá e em trazer outros dois grandes eventos da área para Mato Grosso.
“O Startup Weekend Cuiabá é apenas uma semente que abre caminhos para a transformação. O Governo de Mato Grosso, em conjunto com o GAE, a Secretaria de Cultura, de Cidades, Tecnologia e Inovação já planejam novas ações para 2016. O objetivo é atingir toda a rede de mentes pensantes e criativas de Mato Grosso”.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
1 Comentário(s).
|
| Josué Calil 20.12.15 12h49 | ||||
| Vamos deixar de conversa fiada e gastar menos dinheiro público. Como podemos inovar se há poucos quilômetros dali existe a maior contravenção em termos de inovação: o Shopping Popular, que não deixa nenhuma inovação local ou nacional prosperar. Outro aspecto, não é com feira ou encontros dessa natureza que se inova ou se cria, e sim com um ambiente empreendedor favorável incluindo principalmente faculdades e universidades. | ||||
|