Cuiabá, Sexta-Feira, 8 de Agosto de 2025
ANRTIRRÁBICA
07.08.2025 | 16h48 Tamanho do texto A- A+

Mais de 2 mil animais já foram vacinados contra raiva em Várzea Grande

Ação volante já atendeu 11 bairros e vai reforçando, por onde passa, a importância da prevenção à doença

Reprodução

Ilustração

DA REDAÇÃO

A campanha de vacinação antirrábica volante promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Várzea Grande já imunizou, desde maio, 2.370 animais, sendo 1.814 cães e 556 gatos.

 

A ação tem percorre diversos bairros da cidade com o objetivo de controlar e prevenir a raiva, uma doença grave que pode ser transmitida aos seres humanos por meio da saliva de animais infectados.

 

Até o momento, 11 bairros já foram atendidos dentro dessa campanha volante. O destaque vai para o bairro Paiaguás Setor III, que registrou o maior número de animais vacinados: foram 724 no total, sendo 536 cães e 188 gatos.

 

Em seguida, o Residencial São Benedito aparece com 462 animais imunizados (355 cães e 107 gatos), e o Mapim Setor 3, que vacinou 296 cães e 89 gatos, somando 385 animais.

 

O superintendente de Vigilância em Saúde, Carlos Valadares, avalia que os números reforçam a importância da ação contínua do Município na prevenção da raiva animal.

 

“Esse balanço comprova o quanto a atuação da nossa equipe é essencial para garantir a saúde animal e a proteção dos munícipes. A vacinação é uma das formas mais eficazes de evitar a propagação da doença”, afirmou.

 

A médica veterinária do CCZ, Dra. Stela Gonzalez, reforça a importância da vacinação antirrábica como forma de proteção coletiva.

 

“É fundamental vacinar os animaizinhos para evitar a propagação do vírus da raiva, tanto entre outros animais quanto para os seres humanos. A doença é transmitida principalmente por mordidas, arranhões ou lambeduras de animais infectados, geralmente cães e gatos”, destaca.

 

Stela frisa que a imunização em massa impede que o vírus circule entre os animais, controla os surtos e contribui para erradicar a doença em áreas urbanas.

 

“Animais vacinados não representam risco de transmissão, o que promove saúde pública e tranquilidade para a comunidade”, completa a veterinária.

 

A vacinação antirrábica volante continua e deve percorrer ainda a comunidade rural do Formigueiro e os bairros Princesinha do Sol e Jacarandá. Conforme o esquema volante, a equipe passa de porta em porta às segundas, quartas e sextas-feiras. Ao fim da semana, um novo bairro é atendido.

 

Carlos Valadares adianta ainda que, em setembro, será realizado o ‘Dia D de Vacinação’, data nacional dedicada à imunização de cães e gatos contra a raiva, com pontos fixos espalhados pela cidade.

 

“Os munícipes podem ficar despreocupados, pois em setembro teremos a campanha nacional e eles vão poder levar seus animaizinhos para serem vacinados. A data e os locais ainda estão sendo definidos, em breve divulgaremos”, conclui o superintendente.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia