Cuiabá, Segunda-Feira, 20 de Outubro de 2025
DIA D
20.10.2025 | 10h44 Tamanho do texto A- A+

Mais de 3,2 mil doses foram aplicadas durante mutirão em Várzea Grande

Vinte e quatro unidades de saúde funcionaram durante todo o sábado para ampliar, em parceria com o Rotary Club, adesão das famílias à campanha nacional

Secom-VG

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Campanha Nacional de Vacinação - ‘Dia D’ – movimentou as 24 Unidades de Saúde da Família de Várzea Grande que funcionaram das 8h às 17h, oferecendo imunizantes da Poliomielite, HPV e demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

 

A ação nacional foi realizada em parceria com Rotary Club, que somou esforços com a Secretaria Municipal de Saúde para ampliar a adesão da população à campanha promovida pelo governo federal.

 

Durante todo o sábado, o movimento foi intenso. Adultos, crianças e idosos compareceram às unidades para atualizar a caderneta e reforçar a proteção contra doenças que voltaram a circular no país, como o sarampo e a poliomielite.

 

Ao todo, 3.278 doses de vacinas foram aplicadas durante nas 24 unidades de saúde do Município. A unidade que mais administrou imunizantes foi a do bairro Água Limpa, com 353 doses aplicadas, seguida a unidade do Parque do Lago, com 280, e do Manaíra, que registrou 261 doses administradas.

 

A superintendente de Atenção Primária à Saúde, Janaína Pinheiro, avaliou a ação como extremamente positiva e reforçou a importância do engajamento das equipes.

 

“O ‘Dia D’ é um grande mutirão de conscientização e cuidado. Nossas equipes se empenharam muito para alcançar cada vez mais pessoas, e os números refletem esse comprometimento. A vacinação é uma das estratégias mais eficazes de proteção coletiva e ver a comunidade participando é um sinal de que estamos no caminho certo”, destacou.

 

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalom, reforçou que campanhas como essa representam um ato de amor e responsabilidade com a comunidade.

 

“Divulgar e mobilizar ajuda a alcançar pessoas que muitas vezes não conseguimos atingir. A vacinação é um ato de amor próprio e também de amor à família e à comunidade. É uma forma de prevenir, diminuindo a circulação de bactérias e vírus, o que acaba protegendo todo o Município. Precisamos fortalecer as ações vacinais, porque doenças que já eram erradicadas estão voltando, como o sarampo, que causa graves complicações, especialmente nas crianças. Não podemos permitir que isso volte a acontecer”, afirmou.

 

Segundo Cuca Nogueira, governador assistente da Área 1 do Rotary Distrito 4440, a parceria com a Prefeitura foi essencial para o sucesso da mobilização.

 

“Fazer parte dessa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande foi muito enriquecedor. Estamos vendo resultados positivos, porque vários clubes do Rotary se envolveram ativamente, saindo de porta em porta, visitando escolas e creches, panfletando e chamando a população para o ‘Dia D’. Agradecemos à secretária por disponibilizar o escopo de vacinas que o Rotary trabalha, especialmente a da poliomielite, HPV e hepatite”, destacou.

 

Quem compareceu às unidades também reconheceu a importância da prevenção. A corretora de seguros Beatriz Antelo Borges, de 22 anos, levou a filha Ísis Antelo Nobre, de 2 anos, para tomar a vacina contra gripe e vitamina.

 

“Aproveitei o ‘Dia D’ porque é uma oportunidade prática para garantir a proteção da minha filha”, contou.

 

Já Karoline Aparecida Krüger, de 28 anos, levou os dois filhos, de 4 e 5 anos, e se surpreendeu ao ver o cartão de vacinas em dia. “Mesmo assim, faço questão de vir, porque prevenir é o melhor caminho. A saúde dos meus filhos sempre em primeiro lugar”, disse.

 

A campanha nacional busca aumentar as coberturas vacinais em todo o país e conscientizar sobre a importância da imunização para o controle e erradicação de doenças graves.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia