A realização do Primeiro Workshop Mulheres Empreendedoras, pela Secretaria Municipal da Mulher com apoio do Núcleo da Primeira-Dama superou as expectativas e as equipes já trabalham pensando em ampliar a iniciativa para bairros polos, a partir de 2026.
A edição mobilizou mais de 40 mulheres durante a semana, de 10 à 14 deste mês, que almejam uma virada na vida profissional e financeira.
A maratona de cursos gratuitos em diferentes áreas, desde estratégias de marketing para negócio e produto, precificação e depoimento de casos de sucesso, aconteceu das 14h às 17h.
“É gratificante ver o empenho de cada uma delas, vencendo seus próprios desafios, trazendo filhos pequenos para não perder o conteúdo e se aprimorar. O projeto foi criado justamente para fortalecer o protagonismo feminino. O resultado demonstra a necessidade de seguirmos mais próximo da realidade delas, nos maiores bairros, para facilitar a participação dessas mulheres que se desdobram nos afazeres para melhorar a sua realidade e de toda a família. Assim, ampliaremos o universo de mulheres interessadas a participar”, pontuou a secretária da Mulher, coronel Hadassah Suzannah.
A programação é interativa e dinâmica, de fácil assimilação por meio de experiências práticas e dinâmicas de aprendizado.
“A proposta das oficinas com encontros curtos, objetivos e focados em um único tema por tarde, tornou o aprendizado mais leve, acessível e direto ao ponto, o que agradou as participantes. A dinâmica favoreceu a troca de experiências entre elas, aproximou quem já empreende e quem deseja começar, e mostrou que pequenos formatos também geram grandes impactos”, frisou diretora de empreendedorismo da Secretaria da Mulher, Bruna Rangel.
Outra ideia que começa a ser pensada é organizar mais edições do Workshop ao longo do ano, para garantir que cada vez mais mulheres tenham acesso a oportunidades de capacitação.
Para 2026, a Secretaria Municipal da Mulher também busca novos parceiros, tanto mulheres que desejam participar quanto profissionais e instituições que queiram somar na realização das ações.
“Se você tem conhecimento em alguma área e deseja compartilhar por meio de oficinas, ou representa uma entidade interessada em contribuir, será muito bem-vindo(a) a construir esse projeto junto com a gente”, pontuou Bruna.
E complementou a coronel Hadassah Suzannah: “O Workshop Mulheres Empreendedoras nasce como uma iniciativa simples, dinâmica e transformadora, e, com o apoio da comunidade, tem tudo para crescer ainda mais”.
A abrangência do aprendizado
Eliane Lopes, participou do Workshop e já no segundo dia deu conta de produzir o próprio cartão de visitas, e outros trabalhos após a palestra sobre Branding, Identidade Visual e Posicionamento, na temática criando uma marca forte e com identidade. Ela foi uma das que precisou levar a filha pequena para o curso, e busca conhecimento para alavancar a produção de banana chips. “O Workshop agrega conhecimento, quanto mais conhecimento melhor”, declarou.
Priscila Pacheco, já fez outros cursos com o apoio da Secretaria da Mulher, entre eles, de cabeleireira e já abriu o próprio salão em sua casa. Formada em Geografia, é técnica em agrimensura, mas precisou mudar de atividade para se dedicar a filha pequena.
“A capacitação me trouxe uma visão de empreendedorismo que eu não tinha antes. Aprendi muito, como por exemplo, qualidade no atendimento, a importância do marketing, precificação dos produtos e serviços para que ninguém perca e seja bom para o cliente. Minha filha é minha fonte de inspiração, por ela eu tenho me esforçado e consigo trabalhar e ficar com ela”, explicou.
Edna Trindade busca conhecimento para deixar o bar em que trabalha com o marido. Seu desejo é ingressar na fabricação de temperos, que já realiza e vende no estabelecimento. “Aprendi muito quanto ao atendimento ao público, ferramentas de tecnologia, a valorizar o que faço e muito mais, tenho convicção que vou conseguir realizar meu sonho de empreender”, disse.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|