Cuiabá, Terça-Feira, 4 de Novembro de 2025
PÚBLICAS E PRIVADAS
04.11.2025 | 10h39 Tamanho do texto A- A+

Mato Grosso amplia ações para aplicação da avaliação em mais de 1,3 mil escolas

Com ações planejadas, Seduc reforça o diagnóstico da aprendizagem rumo à meta de colocar a rede estadual entre as cinco melhores do país

Seduc-MT

Ilustração

DA REDAÇÃO

A aplicação do Saeb 2025 - Sistema de Avaliação da Educação Básica em Mato Grosso segue em andamento até o dia 7 de novembro nas escolas da rede estadual e municipal.

 

Coordenada nacionalmente pelo Inep e operacionalizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a prova é aplicada em todo o país e tem como objetivo avaliar a qualidade da educação básica e subsidiar políticas públicas voltadas à melhoria da aprendizagem.

 

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) estão acompanhando de perto o processo, oferecendo suporte técnico e pedagógico às escolas participantes.

 

“O esforço preparatório não é apenas de última hora. A Seduc executou desde o início do ano um conjunto estruturado de iniciativas que envolveu escolas, professores, estudantes e famílias na avaliação”, explica ele.

 

Entre as ações estão o programa Movimenta SAEB, lançado em 2024, com o objetivo de elevar os níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática; o EduMotivação: Rumo ao Topo, com ciclo de capacitação de mais de 5 mil professores da rede estadual, com foco especialmente em Língua Portuguesa, Matemática e Ensino Fundamental II.

 

Além disso, também tiveram destaque o Intensivo 90 Dias – Foco SAEB; o Mira na Meta; simulados e mobilização escolar como parte do conjunto de intervenções propostas para a rede pública de ensino pela Seduc.

 

O secretário salienta, ainda, o programa Alfabetiza MT e um treinamento de gestores regionais, realizado em 2 de outubro, que envolveu todos os 13 diretores regionais de educação e adjuntos, para construção do plano estratégico de gestão da aplicação da Saeb 2025.

 

Para ele, essas ações buscam não apenas garantir que as provas ocorram conforme protocolo, mas efetivamente mobilizar a rede de ensino para tratar a avaliação como parte integrante do processo pedagógico e de diagnóstico da aprendizagem.

 

Participam das provas, de forma censitária, alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série/4ª ano do Ensino Médio (nas escolas com ensino técnico integrado). Já o 2º ano do Ensino Fundamental participa por amostragem.

 

As disciplinas avaliadas incluem Língua Portuguesa (em todas as etapas censitária e amostral), Matemática (idem), Ciências Humanas (amostral) e Ciências da Natureza (amostral).

 

Além disso, serão aplicados questionários contextuais para professores, diretores, secretários municipais e também para famílias dos estudantes, com o intuito de coletar dados socioeducacionais complementares aos resultados das provas.

 

“O Saeb é uma das principais ferramentas de diagnóstico da aprendizagem e que, em Mato Grosso, pretende-se garantir que cada escola compreenda a importância desse instrumento como parte do processo pedagógico e fortalecimento das políticas educacionais”, concluiu Alan Porto.

 

Mato Grosso tem apresentado avanços. Em 2023 o estado atingiu nota 5,7 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 4,8 nos anos finais, e 4,2 no Ensino Médio, fazendo com subisse da 22ª para a 8ª posição no ranking nacional do MEC para o Ensino Médio.

 

Para 2025, a meta é ainda mais ambiciosa: colocar a rede pública entre as cinco melhores do país.

 

Em Mato Grosso, a SAEB 2025 abrange 526 escolas da rede estadual, além de redes municipais, unidades federais e escolas privadas — totalizando 1.397 escolas-participantes no estado.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia