A médica pediatra Manuela Cordeiro trouxe para Cuiabá, no último sábado (31), a primeira edição do curso profissionalizante "A arte de ser babá", que ensina técnicas sobre cuidados gerais com crianças e primeiros socorros.
A médica explicou que a capacitação é uma necessidade que garante a segurança e o bem-estar da criança, além de trazer tranquilidade à família.
“Eu decidi qualificar as babás pensando na saúde integral das crianças. Me preoucupo muito com o desenvolvimento infantil. Se temos uma profissional treinada, teremos mais garantias de bem estar e saúde, assim como menos riscos de acidentes”, afirmou.
Segundo a doutora Manuela, o mercado enfrenta atualmente a falta de profissionais que atuam na área, o que tem influenciado o ingresso precoce de crianças em creches e escolas.
“As famílias estão optando por colocar as crianças, e até bebês, muito cedo nas escolinhas e creches devido à falta de mão de obra”, disse.
Para ela, o curso deve atrair o interesse de mais pessoas e movimentar o setor, que atualmente apresenta essa demanda.
Menos telas e celular
As doutoras Manuela e Fabiana Cunha, durante o treinamento
O curso é dividido em módulos e aborda temas como segurança e prevenção de acidentes, higiene e saúde infantil, além de primeiros socorros.
“Vamos falar sobre ética na profissão e também sobre os cuidados globais da criança, como higiene, alimentação, rotina, sono, manobras de desengasgo, afogamento em piscina e várias outras questões importantes”, explicou Manuela.
Entre as temáticas abordadas no curso, está também a estimulação infantil, com exemplos de como brincar de forma lúdica com as crianças, de acordo com a idade de cada uma, sem recorrer às telas.
“Hoje em dia, as crianças estão muito ligadas às telas, como celular e videogame, e estão deixando de brincar”, disse.
Segundo a pediatra, apesar de serem convenientes para manter as crianças entretidas, o uso excessivo de dispositivos eletrônicos pode ter efeitos significativamente negativos na saúde e no desenvolvimento infantil.
“Já temos estudos científicos que mostram que, diante do mundo pronto das telas, o cérebro das crianças pode se tornar preguiçoso. Elas tendem a ficar impacientes com o ócio e, com o tempo, podem até ter dificuldades para se entreter sozinhas”, afirmou.
Manuela Cordeiro é formada pela Unoeste, com residência na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), e atende na Clínica Intro.
O curso também foi ministrado pela médica pediatra Fabiana Lemos Campos Cunha, de Goiás, criadora do método "A arte de ser Babá".
Para mais informações entre em contato: (65) 99911-8820
Veja:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|