Cuiabá, Sexta-Feira, 5 de Dezembro de 2025
VÁRZEA GRANDE
05.12.2025 | 17h03 Tamanho do texto A- A+

Moradores da região oeste mostram problemas e destacam diálogo sobre saneamento básico

Várzea Grande, assim como muitas cidades no Brasil, sofre com saneamento, mas o Município tem se mostrado interessado em resolver o problema

André Luis

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Várzea Grande e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) realizaram mais uma rodada da escuta ativa junto à população várzea-grandense, ontem (4), sobre a atualização do Plano Municipal Saneamento Básico.

 

A reunião, com a população da região oeste, ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Napoleão José da Costa’, no bairro Marajoara. 

 

Conforme a coordenadora da equipe de trabalho da Prefeitura Municipal de Várzea Grande com a Fipe, a secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, esta etapa é fundamental para a elaboração do Plano.

 

“Estamos ouvindo quem realmente sofre com o problema, ou seja, nossa população. Claro que todos nós conhecemos os desafios sobre falta de água, falta de coleta de e tratamento de esgoto, porém, o relato de cada munícipe é extremamente importante. Não só eu, mas toda gestão municipal, quer solucionar de vez os problemas do saneamento básico”, afirmou Ina.

 

O presidente do bairro Marajoara, Romoaldo Protti – Gauchinho -, diz estar esperançoso e que deseja a concessão. “É importante estarmos reunidos discutindo esse assunto da água e do esgoto. Defendo que nosso Município faça como Cuiabá, que venha uma possível concessão”, declara.

 

A moradora do bairro Marajoara e professora de matemática, Vera Lúcia, expôs o problema na região.

 

“Queria entender, como que vem água em uma quadra e outra em poucos metros não vem. Outro problema são os vazamentos, a minha rua é totalmente intransitável por conta dos buracos e o asfalto sendo destruído pelos vazamentos. Também reclamo da coleta de esgoto, em casa temos três fossas, isso é totalmente arcaico, não é possível que em uma cidade como Várzea Grande ainda tenhamos um sistema de saneamento tão ruim. Fico muito feliz em ter este espaço de fala com a Prefeitura, pois o diálogo é fundamental para iniciarmos um processo de melhorias”, reclama.

 

O morador do bairro Paiaguás, Luís Flávio, espera melhorias na região. “Estamos esperançosos, pois queremos melhorias. Hoje, Várzea Grande sofre muito na área de saneamento, desejamos e torcemos por dias melhorias”, declara.

 

Segundo o coordenador de contrato da Fipe com o Município, Marcelo Vieira, a atualização do Plano Municipal de Saneamento permitirá que Várzea Grande acesse novos recursos federais, além de ajustar suas metas ao Marco Legal do Saneamento.

 

“Várzea Grande, assim como muitas cidades no Brasil, sofre com saneamento, mas o Município tem se mostrado interessado em resolver o problema. Este é o momento em que o morador precisa dizer o que é prioridade, o que está passando e o que acha que deve ser feito”, conta.

 

Essa primeira etapa das escutas públicas se encerra hoje, sexta-feira (5), na EMEB Antônio Salústio (região sul), às 18h30.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia