O Rio Teles Pires, em Sinop (a 480km de Cuiabá), amanheceu esta segunda-feira (16) com uma grande quantidade de peixes mortos.
Imagens feitas por populares mostram uma grande quantidade de peixes de diversas espécies boiando sobre o rio. Os vídeos citam as espécies cachara e jaú.
“O cheiro aqui está forte. Estamos em ima ilha conhecida como ilha do mané aqui em Itaubá. Olha o tamanho da cachara morta. Isso é inadmissível. Essa empresa tem que ser fechada urgentemente [...] Uma empresa dessa não tem responsabilidade ambiental nenhuma”, pediu uma pessoa, citando a Usina Hidrelética Sinop.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) garantiu que está verificando o episódio de mortandade de peixes relatado pela comunidade.
No entanto, não informou a quantidade, nem as espécies de peixes encontrados mortos no local.
Segundo a Sema, a Pasta já solicitou aos responsáveis pela Usina Sinop informações complementares para apuração do ocorrido.
“E está tomando as medidas administrativas e técnicas necessárias para solucionar o impacto ambiental causado no rio Teles Pires”, consta em nota enviada pela secretaria.
A Sinop Energia divulgou nota sobre as mortes. Leia abaixo:
A Sinop Energia informa que devido ao movimento (giro) da Unidade Geradora 02, em manutenção, percebeu o perecimento de indivíduos de peixes, no dia 16 de março de 2020, a jusante do barramento da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop.
A possibilidade dessa ocorrência é prevista no período de operação, conforme licenciamento ambiental, considerado um impacto negativo dentre outros diversos impactos positivos decorrentes da implantação do Empreendimento. A Sinop Energia fez a comunicação à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA/MT) e tomou as providências cabíveis já previstas no licenciamento ambiental.
Veja vídeos:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|