Cuiabá, Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2025
SEGURANÇA ARMADA
18.04.2014 | 08h41 Tamanho do texto A- A+

Policlínica do Coxipó passa a contar com a Força Municipal

Ação seguirá para demais unidades de saúde da Capital

Michel Alvim/Secom-Cuiabá

Policlínica do Coxipó conta com Força Municipal desde quarta-feira

Policlínica do Coxipó conta com Força Municipal desde quarta-feira

DA REDAÇÃO
A Policlínica do Coxipó “Dr. José Eduardo Vaz Curvo”, desde esta quarta-feira (16), conta com a presença durante 24 horas por dia de dois policiais da Força Municipal de Cuiabá, programa criado pelo prefeito Mauro Mendes para dar apoio à segurança pública na cidade.

A iniciativa faz parte do Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria de Estado de Segurança Pública. A partir do dia 23 de abril, as policlínicas do Pascoal Ramos, Pedra 90 e Verdão e também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro também contarão com segurança armada.

De acordo com o tenente-coronel Eduardo Henrique de Souza, secretário Municipal de Apoio à Segurança Pública, a segurança no Coxipó é apenas o primeiro passo.

“Essa é a primeira etapa do trabalho da Força Municipal. Os policiais se ofereceram voluntariamente e começamos os trabalhos. Em breve vamos ampliar essa segurança a outras unidades de saúde, além das escolas e feiras livres. Esse serviço é de extrema importância para a tranquilidade e bem estar da população”, avaliou.

A coordenadora da Policlínica do Coxipó, Luzenir Alves de Souza, contou que, a partir do momento em que os policiais começaram a atuar na unidade, foi como mudar “da água para o vinho”. “Antes vivíamos com aquela sensação de insegurança, apreensivos, com medo da reação da população. Com a vinda da segurança privada já havia mudado o ambiente, mas com a vinda da Força Municipal, com certeza ficará melhor ainda”, salientou.

Os seguranças ficam 24 horas na unidade, divididos em três turnos: das 7h às 15h; das 15h às 23h e das 23h até às 7h.

Para o casal Maria do Socorro Neves do Nascimento e Adonias do Nascimento, a presença da Força Municipal na unidade de saúde traz tranquilidade e aumenta a sensação de segurança. “Tanto para quem busca atendimento quanto para quem está trabalhando dá uma segurança maior, porque muita gente chega achando que tem que ter atendimento preferencial e não é assim que funciona, mas a pessoa fica nervosa e isso é ruim para todos. Com certeza o pessoal vai respeitar mais agora”, afirmou Nascimento.

A doméstica Leomar da Silva Pereira, de 53 anos, conta que sempre busca atendimento junto à Policlínica do Coxipó e, para ela, foi uma surpresa chegar hoje na unidade e encontrar o policiamento. “Dá até pra sentir a diferença, está mais calma do que normalmente é. Sempre é bom ter mais segurança, mais cuidado com as pessoas, tanto para os trabalhadores como para os pacientes. Foi uma ótima ideia”, completou.

De acordo com a médica Larissa Amorim, que faz plantões na unidade desde outubro do ano passado, com a segurança à disposição é possível até ter mais foco no trabalho. “Quando não tinha segurança, trabalhávamos de forma apreensiva, porque sempre têm aqueles que não respeitam os atendimentos e vão entrando, e nos agridem verbalmente, mas agora, a sensação de segurança é maior, conseguimos focar mais em nosso trabalho”.

O secretário de Saúde do município, Werley Peres, ressaltou que a implantação da segurança armada feita pela Força Municipal dentro das policlínicas é um grande avanço e demonstra a preocupação do poder público com a segurança das pessoas, tanto das que buscam atendimento, quanto com os profissionais de saúde.

“Sabemos das necessidades existentes nas unidades e temos trabalhado diuturnamente com o intuito de resolvê-las – e está é uma das ações que estamos realizando para buscar a melhoria do atendimento à população”, finalizou.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
10 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

ZEZAÃO  19.04.14 12h44
ISTO NÃO É FUNÇÃO DE POLICIA MEUS CAROS!!! VOCES ESTÃO QUERENDO USAR OS PM COMO QUEBRA GALHO,BUCHA DE CANHÃO NESTAS POLICLINICA QUE É UM COVIL DE LOBOS QUE SÓ ATENDE MAL A POPULAÇÃO DOENTE DESTA CIDADE!!! VÃO USAR OS PMS PARA ESPANCAR OS DOENTES QUE EXIGIR ATENDEDIMENTO HUMANO E DEPOIS VÃO SOLTAR OS PMS NA BANGULA E FALAR QUE ELES AGIRAM POR CONTA PROPRIA E ASSIM FERRO NOS PMS COMO SEMPRE!!! PAGUEM PRA VER E VERÃO O QUE FALO!!!
0
0
saraiva  19.04.14 12h04
Senhor,Guilherme,em nenhum momento critiquei a PM-MT.Agora,querer negar a situação de VIOLÊNCIA e CRIMINALIDADE que assola MT e em especial,Cuiabá(uma das cidades MAIS VIOLENTAS DO MUNDO)é querer tapar o sol com a peneira.E por fim,sou servidor público do quadro efetivo,portando,APROVADO em concurso público.E lembre-se humildade não faz mal a ninguém,tá?
1
0
Darci Bezerra  18.04.14 23h37
Muito boa esta iniciativa, a população e os funcionários públicos da saúde se sentem agradecidos e muito mais seguros, diante desta ação conjunta do poder público, onde todos só tem a ganhar. Esperamos que ação se amplie às demais unidades. Parabéns aos Secretários Werley Peres e ao Tenente Coronel Eduardo Henrique.
4
5
Juliano  18.04.14 21h07
Parabéns pela iniciativa,era o que estava faltando!!!
4
4
mario  18.04.14 18h54
digo uma coisa, to achando que os soldados aprovados no ultimo concurso da pmmt, estam muito isolados nas suas operaçoes policiais, acho que tem que ter um policial de graduaçao major , todo dia junto deles, pra passar segurança e habilidade,como era o coronel taborelli e farias, não sei se estou certo ou errado, mas me passa essa sensação de intranquilidade pessoal a muitos soldados nas ruas...e cuiaba precisa desse tipo de ligação policiais unidos, governador unido com a policia.
0
4