Cuiabá, Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2025
OBRA DE R$ 42,2 MI
27.09.2023 | 10h05 Tamanho do texto A- A+

Ponte no Rio Cuiabá deve desafoga trânsito na região do Coxipó

Estrutura já está pronta e, neste momento, a Sinfra trabalha na construção do acesso

Christiano Antonucci/Secom-MT

A nova ponte de concreto sobre o Rio Cuiabá

A nova ponte de concreto sobre o Rio Cuiabá

DA REDAÇÃO

secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, afirmou que deve concluir até o início do próximo ano a nova ponte de concreto sobre o Rio Cuiabá, que vai ligar os Bairros Parque Atalaia, na Capital, e Parque do Lago, em Várzea Grande.

 

A ponte deverá ser uma importante via para desafogar o trânsito na região do Coxipó. 

A ponte está praticamente pronta e, neste momento, a Sinfra trabalha na construção do acesso da ponte. No lado de Cuiabá, o acesso é construído a partir da Avenida P, principal avenida do Parque Atalaia, que pode ser acessada a partir da Avenida Palmiro Paes de Barros.

Já no lado de Várzea Grande, o acesso será a partir da Avenida São Gonçalo, no Parque do Lago. A partir desta via, é possível chegar à Avenida Murilo Domingos, antiga 31 de Março. Também será feita uma alça para acessar a Alameda Júlio Müller, que margeia o Rio Cuiabá até a Avenida da FEB.

“Toda obra de infraestrutura na área de mobilidade vem para melhorar o trânsito. Podemos ver que o trânsito é intenso tanto no Coophema quanto na Avenida Fernando Corrêa, indo para a Beira Rio, na ponte Sérgio Motta. É uma obra que cumpre o principal objetivo de um Governo, que é dar qualidade de vida para a população”, afirmou Oliveira.

Com a nova ponte, motoristas de toda a região do Parque Cuiabá e bairros vizinhos poderão ir para Várzea Grande sem precisar passar por toda Avenida Palmiro Paes de Barros, Fernando Correa e Beira-Rio.

 

A melhoria na mobilidade vem em uma região que tem mais de 70 mil habitantes, dos dois lados da ponte, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa é uma região com um solo muito ruim e muito acidentado, uma região de alagamentos, é preciso fazer muitos aterros


A ponte foi construída por R$ 40,2 milhões, enquanto os acessos, com 3,29 quilômetros de extensão, estão orçados em R$ 31,3 milhões. No lado de Cuiabá já está sendo executada a terraplanagem.

“O lado de Cuiabá nós devemos entregar até o fim deste ano. O lado de Várzea Grande nós tivemos um problema com uma Estação de Tratamento de Esgoto na rota da ponte e, por isso, tivemos que fazer um projeto para poder dar andamento às obras. Então, possivelmente no ano que vem o trânsito vai ser liberado”, disse o secretário.

Para que a obra saísse do papel, ele lembrou que foi preciso resolver uma série de entraves.


“Quando assumimos, apenas os pilares estavam prontos. Não havia um projeto para que fosse possível acessar a ponte. Tivemos que elaborar o projeto, realizar desapropriações, licitar a obra, agora estamos resolvendo essa questão da Estação de Tratamento”, concluiu.

Na última semana, o governador Mauro Mendes visitou as obras na ponte. 


“Essa é uma região com um solo muito ruim e muito acidentado, uma região de alagamentos, é preciso fazer muitos aterros. Tivemos que colocar uma grande camada de rachão (pedras) para estabilizar o terreno”, explicou.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Assis  27.09.23 12h47
Será que ele já viu como está a Rod Palmiro (MT 040) nos horários de pico? Se não fizerem uma rota alternativa pra acessar a Fernando Correia, pouco resolverá.
7
2