A onda de calor que atinge o Brasil nas últimas semanas coloca Cuiabá em destaque nacional, com a maior temperatura registrada no inverno em todo o país: 41,8°C de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além das altas temperaturas, a baixa umidade do ar, entre 30% e 20%, reforça a importância do cuidado com a saúde.
Reforçando ações para o enfretamento do período seco na capital mato-grossense, a Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá, disponibilizou nesta quinta-feira (28), um bebedouro na Praça Alencastro, no Centro da cidade. As pessoas que passarem pelo local poderão se hidratar com água gelada de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 20 de outubro.
Além do cuidado com a saúde, junto com a escalada nos termômetros, cresce também o consumo de água, trazendo o alerta para o uso racional do recurso.
O abastecimento pela rede pública está garantido e a capital mato-grossense mantém a produção e distribuição de água regular, mas é preciso a participação da população com a adoção de hábitos de não desperdício.
No período de estiagem, o volume de produção tem variado diante das altas do consumo, quem vem sendo monitoradas de perto por técnicos da concessionária.
Segundo a diretora operacional da concessionária, Julie Campbell, o atual momento climatológico requer participação de todos para que o abastecimento ocorra de forma regular e satisfatória.
“Com a ausência das chuvas, o desafio de tratar e distribuir água é ainda maior. Determinantes para o enfrentamento desse período, os investimentos operacionais realizados nos últimos seis anos têm garantido o fornecimento regular de água. Neste momento, o engajamento da comunidade numa cultura de não desperdício é conduta essencial”.
Na prática - A utilização do recurso hídrico de forma racional pode estar presente em tarefas simples do dia a dia, e que por isso, podem passar despercebidas.
No banheiro, não tome banhos demorados e mantenha a torneira fechada ao lavar as mãos e escovar os dentes. Utilize a descarga somente na medida necessária. Manter a válvula acionada por mais de 6 segundos pode consumir de 6 a 10 litros de água.
Os cuidados também devem estar na cozinha e na lavanderia. Na hora de lavar a louça, mantenha a torneira fechada. Só utilize a máquina de lavar roupas quando ela estiver totalmente cheia. Outra dica importante é reutilizar a água da máquina para outras atividades, como a limpeza de varandas e calçadas.
O carro está sujo? Aqui vai um alerta extra: você sabia que 15 minutos de mangueira ligada consomem 180 litros de água? Por isso, opte pelo uso de baldes e flanelas.
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento - Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association - IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|