Cuiabá, Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2025
CAOS NA SAÚDE
29.11.2022 | 11h20 Tamanho do texto A- A+

Prefeitura atrasa repasses e clínica ameaça parar hemodiálises

Mais de 250 pessoas são atendidas na unidade; empresa e pacientes fizeram uma reunião nesta terça

Reprodução

Pacientes no prédio da Clinemat durante reunião

Pacientes no prédio da Clinemat durante reunião

LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Cuiabá deve quatro meses de repasses para a Clínica Nefrológica de Mato Grosso (Clinemat). Por causa deste atraso, há o risco da interrupção na hemodiálise de cerca de 250 pacientes renais da cidade.

 

Marcos Lourenço Romano, de 59 anos, é paciente da unidade há três anos e teme os efeitos de uma possível interrupção do tratamento.

 

“Eu e meus companheiros que fazemos hemodiálise estamos nos sentindo no chão. Dependemos dessa máquina para viver e tudo isso é muito decepcionante”, afirmou.

 

De acordo com Marcos, são cerca de 250 pacientes crônicos que realizam os procedimentos durante a semana.

 

“Todos nós fazemos pelo SUS. Acontece que o governo manda o dinheiro para a Prefeitura e a ela não repassa para a clínica. Isso já está indo para mais de 4 meses”, explicou.

Arquivo pessoal

Marcos Lourenço Romano

Marcos Lourenço Romano é paciente há 3 anos

 

Foi realizada na manhã desta terça-feira (29) uma reunião no prédio da clínica, localizada na Avenida Fernando Correa, com a direção da clínica e pacientes.

 

Segundo Marcos, nada ficou definido, mas os dirigentes comunicaram que caso o repasse não seja efetuado “não há condições de serem realizadas as hemodiálises”.

 

“É muito descaso da Prefeitura com a gente. É revoltante passar por uma situação dessas sabendo que o dinheiro já está na mão da Prefeitura”.

 

Outro lado

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os pagamentos em atraso serão efetuados ainda nesta terça-feira (29), ao meio-dia.

 

“A delonga no pagamento à empresa ocorreu devido a apontamentos elencados pelo setor de Controle Interno e somente após serem sanados é que o processo para a execução financeira e liberação do pagamento pode ser efetuado”, diz trecho de nota.

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
5 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Jairo   30.11.22 07h21
A saúde sempre em segundo plano, incrível a incompetência dos ditos gestores políticos que nunca deixam atrasar seus salários, mas não entenderam que saúde e educação precisa investimento financeiro.Se justificam com desculpas esfarrapadas enquanto a sociedade mendiga pra garantir um direito que é constitucional.
3
0
Eliene Campos Gamas  29.11.22 16h31
O que é mais decepcionante é que o ministério público de MT, sabe disso e não faz nada, a saúde nunca tem medicamentos, não estamos falando de profissionais que é outro assunto, as ruas da cidade estão só buracos, as obras tocadas pela prefeitura parece "obra de pobre", não termina nunca, a exemplo a duplicação de um pedaço da Av. Dante Martins de oliveira, entre tantas outras coisas; tá difícil te defender Prefeito.
13
0
Lena  29.11.22 14h13
Meu pai faz hemodialise nessa clinica e depende dela para viver. É inadmissível isso! Estamos muito preocupados.
13
0
Jesus Carlos Venancio   29.11.22 12h55
Boa tarde. Meu nome Jesus Carlos Venancio, membro Da Associação Protetora dos Pacientes da Hemodiálise. Venho comunicar que esta falta de pagamento pela Secretaria da Saude do municipio de Cuiaba é coisa corriqueira visto que isso ocorre a anos. Desde de o inicio da gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro. As denuncias de atrasos e da falta de medicação e o desleixo por parte da secretaria de saúde onde nem sequer fiscalização existe com relação as Clinicas. Nunca na historia da hemodialise houve fiscalização aos trabalhos prestados aos pacientes formando assim neste periodo um Cartel das Clinicas. Mas sempre que existe este atrado eles se manifestam.. Ja tivemos muitos pacientes indo a obto por desleixo das clinicas mas nunca foi fiscalizado e morto não fala este é o lema nas Clinicas por seus gestores. Tudo no papel é perfeito. Mas inloco vc vai ver barbaries com a saude dos pacientes. Na realidade proprietarios de Clinicas esta preocupado com os lucros . Infelismebte muitas denuncias reclamações são feitas e nunca são tomada as devidas providencia. Sabemos que hoje vamos fazer hemodialise mas nunca sabemos se voltaremos. A insegurança e constante todos os dias. Tem Clinica que tem somente 2 neftologista que vai na segunda e na quarta feira os outros são residentes ou estudantes de medicina que da plantao. Quando ocorre intercorrencia é só por Deus para o paciente. Uma vergonha a Saude de Cuiaba. E olha que NÃO adianta ter convenio porque o risco é o mesmo. Cade este órgão chamado ministeti publico ???? Existe em Cuiaba ???
13
0
Adalia Maria daSilva  29.11.22 12h44
J passou da hora da populaçao de baixa renda sobretudo que residem em Cuiaba acordar. O SUS esta sucateado. Nao basta reformar predio. Precisa ofertar serviços a populaçao. Onde estao as instacias de Controle Social da Saude. Que ver o fofrimento dos usuarios do SUS faz plantao em frente uma Unidade Basica de Saude da região do Osmar Cabral.
6
0