Cuiabá, Quarta-Feira, 17 de Dezembro de 2025
PAEDE 2026
17.12.2025 | 15h51 Tamanho do texto A- A+

Seduc credencia profissionais para atendimento multidisciplinar a alunos da Educação Especial

A Secretaria prevê publicar o credenciamento em janeiro para manter o suporte especializado já no início do ano letivo

SECOM-MT

Rede estadual conta com 10.205 estudantes Paede, sendo 7.012 atendidos em Salas de Recursos Multifuncionais

Rede estadual conta com 10.205 estudantes Paede, sendo 7.012 atendidos em Salas de Recursos Multifuncionais

DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) iniciou o processo de credenciamento de prestadores de serviço para assegurar a continuidade do atendimento com especialidades médicas e terapêuticas destinado, exclusivamente, aos estudantes Público Alvo da Educação Especial (Paede) matriculados na rede estadual.

 

A medida foi adotada após o encerramento do contrato com o Centro de Atendimento Multidisciplinar para Pessoas Inclusivas (Campi), em 12 de dezembro de 2025.

 

A previsão da Seduc é publicar o credenciamento em janeiro de 2026, garantindo a transição e a manutenção do suporte especializado aos alunos já no início do ano letivo.

 

Atualmente, a rede estadual conta com 10.205 estudantes Paede, sendo 541 matriculados em escolas especializadas e 7.012 atendidos em Salas de Recursos Multifuncionais.

 

Para a Secretaria, o credenciamento fortalece a capacidade de resposta do Estado ao possibilitar a contratação de uma ou mais empresas, incentivando a competitividade e, sobretudo, ampliando a cobertura do serviço, com atendimentos realizados mais próximos da residência dos estudantes.

 

Com isso, o Estado reforça a descentralização do atendimento multidisciplinar, que inclui acompanhamento pedagógico e de fonoaudiologia, além da atuação de profissionais como psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional e outras especialidades previstas no escopo do serviço.

 

A proposta, segundo a Secretaria, é fortalecer a rede de cuidado e assegurar o acesso das famílias ao suporte especializado, sem comprometer a rotina escolar e a permanência do estudante na escola.

 

A Seduc destaca que a iniciativa integra as ações da Política de Educação Especial do Plano EducAção 10 Anos, que orienta a adoção de políticas públicas voltadas à efetivação de práticas educacionais inclusivas e à redução das desigualdades, assegurando que nenhum aluno seja excluído do espaço educacional sob alegação de deficiência ou limitação.

 

Em 2025, a oferta de atendimento multidisciplinar pedagógico complementar e suplementar, por meio do Projeto Eduinclui, recebeu investimento de R$ 7.845.510,96, com a oferta mensal de 6.939 atendimentos e previsão de fechar o ano com 83.268 atendimentos realizados.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia