O programa de vídeomonitoramento Vigia Mais MT, criado pelo Governo de Mato Grosso, auxiliou as forças de segurança na prisão de 158 procurados da Justiça de Mato Grosso e de outros estados, entre janeiro e 15 de dezembro de 2025.
Um balanço parcial do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), revela que do total de prisões registradas, 43 ocorreram por meio do sistema de reconhecimento facial e 115 foram identificadas a partir da leitura de placas de veículos.
O levantamento mostra como a integração de dados e monitoramento eletrônico tem se consolidado como ferramenta estratégica para a segurança pública em Mato Grosso.
O secretário Adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, destacou que o sistema de monitoramento forma uma muralha digital e fecha o cerco contra os criminosos foragidos da Justiça.
“O sistema de reconhecimento facial possui inteligência artificial que amplia a capacidade das forças de segurança de retirar das ruas criminosos condenados foragidos da Justiça, para dar espaço para que os cidadãos mato-grossenses possam ir em vir com liberdade e mais segurança”, destacou.
Dentre os presos com ajuda do programa está um homem, de 44 anos, condenado a mais de 18 anos por estupro de vulnerável contra duas vítimas. Ele foi identificado pelas câmeras de reconhecimento facial durante o Festival de Inverno, em Chapada dos Guimarães.
Em Várzea Grande, um homem de 39 anos, foragido da Justiça e procurado por homicídio foi preso e encaminhado à delegacia, após ser identificado pelo programa.
Além disso, em Cuiabá, outro homem, procurado pelas Justiça de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por tráfico e furto, também foi identificado e preso.
O secretário adjunto reforçou que esses são apenas os primeiros resultados do programa, lançado em 2023 e que neste ano já se tornou destaque nacional.
“As funções do programa vão além da capacidade humana e essa junção de tecnologia com as nossas forças vem trazendo resultados positivos. Tanto que o Vigia Mais MT é reconhecido no âmbito nacional e está servindo de modelo para outros estados”, completou Fernando Augustinho.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|