Cuiabá, Terça-Feira, 12 de Agosto de 2025
SEGURANÇA PÚBLICA
15.10.2013 | 08h15 Tamanho do texto A- A+

Prefeitura cria pasta de apoio para reduzir a criminalidade

Policiais poderão aderir à jornada voluntária remunerada

Reprodução

PM poderá trabalhar durante as suas 36h de folga

PM poderá trabalhar durante as suas 36h de folga

DA REDAÇÃO
A Prefeitura de Cuiabá passará a ter uma Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública. A mensagem criando a secretaria foi enviada pelo prefeito Mauro Mendes à Câmara de Vereadores no último dia 09. O Projeto de Lei Complementar já pode ser votado a qualquer momento pelo legislativo municipal.

A função da secretaria será atuar em colaboração com as atuais estruturas de segurança, tanto do Governo do Estado, quanto do Governo Federal, para reduzir os índices de criminalidade na cidade de Cuiabá.

A primeira medida prática da secretaria será gerir um efetivo policial que vai atuar primeiramente na segurança das 92 escolas municipais, 50 creches e 53 feiras livres de Cuiabá. Serão escalados policiais militares que aderirem à “jornada voluntária remunerada” da PM, já regulamentada pelo Governo do Estado. Outra prioridade da Secretaria, segundo o prefeito Mauro Mendes, será a atuação em eventos públicos que concentrem pessoas.

Pela regra da jornada extra, o policial militar (de soldado a capitão) que trabalha 12 horas tem direito a 36 horas de folga e, dentro dessas 36 horas, pode trabalhar por mais seis horas e receber uma renda a mais no final do mês. Nos casos em que servir à Prefeitura de Cuiabá, a renda extra será paga pelo Município.

“Dados nacionais mostram que toda cidade que tem o seu próprio efetivo de segurança consegue diminuir os índices de violência; em nosso caso, vamos contar com um efetivo armado e muito bem treinado, como é o caso dos policiais militares de Mato Grosso”, diz o prefeito Mauro Mendes.

“Ganha a prefeitura, que não precisará ter gastos com contratações e qualificação, ganham os policiais, que terão uma renda extra no final do mês, e, principalmente, ganha a cidade de Cuiabá, que ficará mais segura”.

De acordo com o prefeito, a criação do efetivo policial no âmbito municipal só é possível graças à estreita colaboração do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Legislação – A Secretaria Municipal de Apoio à Segurança Pública terá um quadro de pessoal enxuto e técnico: um secretário (DAS-1), um coordenador administrativo-financeiro (DAS-2), um coordenador de segurança e logística (DAS-2), um coordenador de TI e Comunicação (DAS-2) e quatro assessores (dois com DAS-3, um DAS-4 e um DAS-6).

A nova secretaria vai utilizar as dotações orçamentárias da antiga Secretaria Municipal de Juventude, que está sendo incorporada pela Secretaria de Esportes e Cidadania (esta passará a se chamar Secretaria Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude).

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
12 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Pereira  16.10.13 15h09
Muito boa a iniciativa do Prefeito Mauro Mendes, afinal de contas, o nome é "jornada VOLUNTARIA" no entanto trabalha quem quer! e ainda será remunerado por isso, melhor do que vem ocorrendo hoje.
0
0
adriano stpson  16.10.13 12h26
pode até ser que o sálario dos policiais seja baixo , mas com essa oportunidade eles que vão decidir se querem ou não fazerem a escala voluntária, pois ninguém suporta mais ter de ficar em frente de mercado ou escoltando caminhão de bebidas em bairros periféricos num sol quente de dar dó, e essa renda será bem vinda sim prefeito, pois o senhor esta fazendo sua parte e o governo federal até agora não fez nada pra suprir os estados no que tange complementar a renda dos policiais estaduais, até no gefron tem escala voluntária quem trabalha lá sabe disso, o pm fica até duas semanas ir pra casa, pois quem sabe das dificuldades de cada um são os proprios pms , boa essa iniciativa do senhor, prefeito mauro mendes. boa sorte nessa nova empreitada e com certeza e ja estou na fila de espera pra tirar o serviço e não ligo oque os outros acham eu preciso é levar o pão de cada dia pra minha casa de forma digna e agora amparada pela lei .
0
0
valdo  15.10.13 22h34
Não concordo com este projeto tendo em vista que recentemente vimos polícias de vários estados fazendo greve reclamando do baixo salário e do excesso de serviços. Os militares já estão desmotivados imagina só quando estiverem casado. Será que vão atender a sociedade de forma correta? Será que vão atende? Conheço 2 policial e eles reclamam muito do regimento, do excesso de serviço entre outros. Cria s Guarda Municipal e coloca em prática. Minha humilde opinião.
0
1
Mário  15.10.13 22h22
Vamos ter mais polícias cansados e nervosos pois os cara não dormem e trabalham feito escravo. Tem que melhorar o salário pois só assim ele possam sentir motivados para trabalhar
2
0
bruno  15.10.13 17h42
Jorge e Cia Ltda, o trabalho é opcional e não obrigatória, trabalha quem quer e tem a nescessidade de não ficar clandestino como ocorre com vários policias fazendo bico em eventos, padarias, açougues, bares, escritorios, segurança pessoal....
10
0