Cuiabá, Segunda-Feira, 7 de Julho de 2025
DESLIZAMENTOS
12.01.2024 | 12h30 Tamanho do texto A- A+

Presidente do TCE vê alto risco e sugere túnel no Portão do Inferno

Sérgio Ricardo pede liberação imediata de uma das vias; declaração foi feita após visita técnica

Angélica Callejas/MidiaNews

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Sérgio Ricardo, que fez vistoria no Portão do Inferno

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Sérgio Ricardo, que fez vistoria no Portão do Inferno

LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo, disse ver "altíssimo o risco" de novos desabamentos de terra no paredão do Portão do Inferno, na rodovia MT-251, que liga Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

 

Ele esteve no local, na manhã desta sexta-feira (12) para uma vistoria técnica e sugeriu a construção de um túnel a cerca de 500 metros do local.

  

Segundo Sérgio Ricardo, a construção irá também viabilizar a duplicação da rodovia entre o Trevo do Manso até Chapada.

 

“Esse é um anseio antigo e há essa necessidade”, disse. "O Pontilhão tem várias rachaduras e o estudo da Metamat [Companhia Mato-grossense de Mineração] fez uma leitura da tabela de riscos do Ministério das Cidades. O risco que existe aqui é R4, que é de altíssimo risco”.

 

“Há necessidade urgente de se buscar uma saída. Nosso primeiro pedido é que a fiscalização aumente e que se libere permanentemente uma das pistas”.

 

Há necessidade urgente de se buscar uma saída. Nosso primeiro pedido é que a fiscalização aumente e que se libere permanentemente uma das pistas

Segundo ele, apesar dos riscos de novas quedas de bloco e de acidentes local, a via é muito movimentada e não pode ficar parada.

 

Foi feito também um ofício que o Tribunal de Contas encaminhará ao governador Mauro Mendes (União), para a criação imediata de uma Comissão de Gestão de Riscos.

  

“A alternativa que a Sinfra [Secretaria Estadual de Infraestrutura] já apresenta é a construção de um túnel a 500 metros, que vai também possibilitar a duplicação dessa rodovia do Trevo do Manso até Chapada”.

 

Dentre as alternativas está também cortar o morro para alargar a pista.

 

“É um corte desse morro para que essa pista seja alargada. São algumas alternativas urgentes e que poderão ser feitas a curto e médio prazo”, afirmou.

 

Sonho possível

 

Segundo Sérgio Ricardo, outras  alternativas de longo prazo devem fomentar o turismo na região, como uma ponte com pista de vidro pra observação.

 

“Passando por cima aqui do buraco do Portão do Inferno, há a possibilidade com recursos federais, de emendas da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado, em fazer uma ponte igual à ponte Sérgio Motta”, disse.

 

“A ponte Sérgio Motta só tem dois pontos de sustentação. Podemos fazer isso aqui, além da passagem de carros, uma pista com vidro para observação, aumenta o poder turístico dessa localidade”, completou.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

“Pode cair amanhã, pode cair daqui a 30 anos; melhor prevenir”

 

 

Veja imagens do trabalho de contenção no Portão do Inferno

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

GALERIA DE FOTOS
Angélica Callejas/MidiaNews

Portão do Inferno - paredão

Angélica Callejas/MidiaNews

Portão do Inferno - paredão

Angélica Callejas/MidiaNews

Portão do Inferno - paredão

Angélica Callejas/MidiaNews

Portão do Inferno - paredão

Angélica Callejas/MidiaNews

Portão do Inferno - paredão

Angélica Callejas/MidiaNews

Portão do Inferno - paredão

Angélica Callejas/MidiaNews

Portão do Inferno - paredão

Angélica Callejas/MidiaNews

Portão do Inferno - paredão

Angélica Callejas/MidiaNews

Portão do Inferno - paredão




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Roberto  16.01.24 14h17
ótimo! um túnel é tudo que precisamos, é a obra mais cara e a que mais vai demandar manutenção.. ótimo! parabéns!
0
0