Cuiabá, Sexta-Feira, 19 de Setembro de 2025
PREVISÃO DE CHUVA
19.09.2025 | 10h55 Tamanho do texto A- A+

Primavera inicia com frente fria e tempo instável em MT

Capital e interior do estado registram temperaturas entre 22°C e 37°C nos próximos dias, com umidade do ar variando de 41% a 55%

Victor Ostetti/MidiaNews

Previsão indica variação entre sol forte e pancadas de chuva em MT

Previsão indica variação entre sol forte e pancadas de chuva em MT

PIETRA NÓBREGA
DA REDAÇÃO

A primavera de 2025 tem início às 15h19 (horário de Brasília) da próxima segunda-feira (22). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma intensa frente fria avançará sobre as regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste e Norte até quarta-feira (24).

 

No segunda-feira, a frente fria alcançará o Sudeste e o Centro-Oeste, onde provocará temporais, com possibilidade de atingir o sudoeste da Amazônia.

 

O fenômeno provocará temporais, fortes ventos e, em seguida, a atuação de uma massa de ar frio e seco causará declínio acentuado das temperaturas, com previsão de geada no Sul e friagem no Norte.

 

Calor e variação de chuvas

 

Enquanto a frente fria avança sobre o Centro-Sul do país, a previsão para o Estado de Mato Grosso indica a persistência de temperaturas elevadas e umidade baixa, com previsão de pancadas de chuva em alguns períodos. Os dados do Clima Tempo para Cuiabá e Chapada dos Guimarães mostram máximas consistentes acima dos 35°C e 31°C, respectivamente.

 

Nesta sexta-feira (19), a mínima é de 24°C e máxima de 36°C. Dia parcialmente nublado com aumento de nuvens ao longo do dia. Pancadas de chuva à noite. Umidade do ar em 41%.

 

Já no sábado (20) a mínima sobe para  26°C e máxima de 37°C. Sol com aumento de nuvens. Possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Noite com muitas nuvens, sem chuva. Umidade do ar em 43%.

 

No domingo (21), a mínima é de 26°C e máxima de 36°C. Sol com muitas nuvens à tarde. Noite com nebulosidade, sem chuva. Umidade do ar em 43%.

 

Para a segunda-feira (22), a mínima se mantem em 26°C e máxima de 35°C. Sol com céu nublado. Possibilidade de pancadas de chuva à noite. Umidade do ar em 46%.

 

Chapada dos Guimarães

 

Nesta sexta-feira (19), a mínima é de 22°C e máxima de 34°C. Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Umidade relativa do ar em 44%.

 

No sábado (20), mínima de 23°C e máxima de 33°C. Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Umidade relativa do ar em 51%.

 

Já no domingo (21), mínima de 24°C e máxima de 31°C. Sol com nuvens à tarde. Noite com nebulosidade, sem chuva. Umidade do ar em 55%.

 

Para segunda-feira (22), a mínima é de 24°C e máxima de 32°C. Sol com aumento de nuvens. Possibilidade de pancadas de chuva à tarde. Noite com tempo chuvoso. Umidade do ar em 50%.

 

Outras regiões 

 

Os temporais devem atingir inicialmente o Rio Grande do Sul. Com o avanço do sistema, as áreas de instabilidade se espalharão por toda a Região Sul e chegarão a partes de Mato Grosso do Sul e ao extremo sul e sudoeste de São Paulo. 

 

No fim de semana que antecede a estação, os temporais no Sul poderão ser fortes, com descargas elétricas, rajadas de vento, chance de granizo e acumulados significativos de chuva, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

 

Influência da La Niña

 

Relatório da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos avalia que o fenômeno La Niña pode influenciar o regime de chuvas durante a primavera no Hemisfério Sul. A meteorologista do Inmet, Danielle Ferreira, explica que em anos de La Niña observa-se redução das chuvas na Região Sul, tanto em quantidade quanto em frequência, com possibilidade de períodos prolongados sem precipitação.

 

O fenômeno, que se caracteriza pelo resfriamento anômalo das águas do Oceano Pacífico Equatorial, também pode fazer com que as frentes frias passem mais rapidamente sobre o Sul e levem mais chuvas para o Sudeste e até para parte do litoral nordestino. A especialista ressalta que outros fatores, como a temperatura do Oceano Atlântico, podem atenuar ou intensificar esses impactos.

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia