A primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, e as secretárias municipais Danielle Carmona (Saúde), Ana Karla (Comunicação), Hadassah Suzannah (Mulher) e Hélida Vilela (Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão) se reuniram, nesta quarta-feira (21), para debater e alinhar políticas públicas voltadas às mulheres, bem como à proteção de crianças e adolescentes.
O encontro teve como foco principal a integração entre as secretarias, com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento e garantir mais eficiência nos serviços ofertados ao público-alvo.
Entre os temas discutidos estavam a apresentação dos serviços disponíveis em cada Pasta, a definição de fluxos de atendimento e a ampliação da divulgação dessas ações, facilitando o acesso da população aos serviços da rede pública.
“O foco é estruturar e integrar os serviços, especialmente nas áreas de saúde e assistência social, com a definição de protocolos, acolhimentos e encaminhamentos. Também alinhamos um cronograma para a implementação de ações, que dependem desse trabalho conjunto”, destacou Samantha Iris.
Durante a reunião, a secretária da Mulher, Hadassah Suzannah, apresentou os atendimentos ofertados pela Sala de Acolhimento da Mulher (SMM) e detalhou as demandas dos projetos previstos para este ano, que contarão com o apoio das demais secretarias.
Foram esclarecidos os locais de medicação para mulheres vítimas de violência e apresentada a necessidade de ampliar a oferta de atendimento psicológico infantil, bem como de reforçar o atendimento psicológico às mulheres, com a expansão dos serviços.
Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza medicações para profilaxia pós-exposição a infecções sexualmente transmissíveis (IST), HIV e hepatites virais, além de realizar a notificação de casos de violência, possibilitando a adoção das demais condutas necessárias no Serviço de Assistência Especializada (SAE).
Referência no tratamento, o SAE possui duas unidades no município: a Regional Norte, localizada na Clínica da Família, e a unidade situada no bairro Lixeira, com atendimento das 7h às 17h. É fundamental que as profilaxias sejam iniciadas em até 72 horas após a violência sexual, a fim de garantir maior eficácia do tratamento.
A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, também apresentou o fluxo de atendimento das Salas Acolher + Saúde, que funcionam nas Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros CPA IV (região Norte), Jockey Club (região Sul), Grande Terceiro (região Leste) e Ribeirão da Ponte (região Oeste). O serviço é voltado à saúde da mulher e conta com equipes multiprofissionais que oferecem apoio e orientação às vítimas de violência, com atendimento das 7h às 17h, em todas as unidades.
Carmona também destacou o funcionamento do Espaço de Acolhimento da Mulher, no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que atende 24 horas por dia. No local, as mulheres recebem atendimentos ambulatoriais psicológicos, visitas à beira-leito e acompanhamento do Serviço Social.
Respeitando os limites orçamentários, a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, assim como as demais secretárias reforçaram o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas integradas para proteção e cuidado às mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Cuiabá.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|