A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) promoveu o primeiro encontro presencial da formação “Travessias: escolhas para o Ensino Médio e para a vida”, reunindo a equipe técnica da pasta para capacitação e fortalecimento das estratégias de apoio à transição dos alunos do 9º ano para o Ensino Médio.
A jornada é destinada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo apoiar a transição para o Ensino Médio de forma mais consciente, orientada e conectada aos projetos de vida dos jovens.
A proposta parte do entendimento de que o encerramento do Ensino Fundamental representa um momento decisivo da trajetória escolar, marcado por dúvidas, expectativas e escolhas importantes.
Nesse contexto, o Travessias busca transformar essa passagem em uma travessia formativa intencional, na qual a escola atua como mediadora da ampliação de horizontes e do fortalecimento do vínculo dos estudantes com a continuidade dos estudos.
Do ponto de vista pedagógico, a jornada se materializa como uma unidade curricular, desenvolvida em sala de aula, que reúne situações de aprendizagem e um jogo narrativo.
A proposta articula o Projeto de Vida, o mundo do trabalho e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), contribuindo para que os estudantes compreendam o Ensino Médio como parte integrada de suas trajetórias escolares e pessoais.
Para garantir a implementação qualificada da jornada nas escolas da rede estadual, a Seduc promove percurso formativo voltado à equipe técnica que atua no apoio às unidades que ofertam o 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é aprofundar a compreensão sobre os fundamentos pedagógicos do Travessias, seu material didático e as estratégias de mobilização, acompanhamento e apoio às regionais e às escolas.
O encontro presencial, do último dia 13.2, marcou o início oficial da formação e contou com a participação de equipes técnicas das áreas de Ensino Médio, Tempo Integral, Educação Integrada e Inovação e Ensino Fundamental. A atividade contou com a parceria com a Fundação Itaú e do Instituto iungo, responsáveis pela condução formativa e pelo desenvolvimento pedagógico da jornada.
Formação
A formação na modalidade híbrida, com encontros presenciais voltados ao alinhamento conceitual e estratégico e diálogos formativos on-line síncronos, acontecem na plataforma da Fundação Itaú. Além da equipe técnica da Seduc, o Travessias prevê ações formativas destinadas a professores do 9º ano, coordenadores pedagógicos e equipes das coordenadorias regionais, garantindo uma implementação articulada em toda a rede.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a iniciativa reforça o compromisso do Estado com trajetórias escolares mais significativas. “O Travessias reconhece que a transição para o Ensino Médio é um momento sensível e decisivo. Ao investir na formação das nossas equipes e dos professores, estamos fortalecendo a escola para apoiar os estudantes em escolhas mais conscientes, conectadas aos seus projetos de vida e às oportunidades de formação que o Ensino Médio oferece”, finalizou.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|