Cuiabá, Sábado, 6 de Setembro de 2025
EM ÁGUA BOA
04.09.2025 | 15h36 Tamanho do texto A- A+

Projeto de escola estadual militar transforma livros fora de uso em consciência ambiental

Iniciativa alia sustentabilidade, protagonismo estudantil e geração de renda para catadores

Assessoria/Seduc-MT

Ilustração

O cuidado com o destino correto dos livros e materiais didáticos fora de uso em razão de conteúdo defasado, ganhou forma na Escola Estadual Militar Tiradentes 3º SGT PM Justino Pinheiro dos Santos, em Água Boa, distante 525 quilômetros de Cuiabá.

 

Desde 2024, a professora Lara Regina conduz o projeto “Educação e Sustentabilidade: A Importância da Coleta Seletiva”, que busca evitar o descarte incorreto e transformar estudantes em agentes ativos de preservação ambiental.

 

A proposta ultrapassa os muros da escola ao alinhar-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, reforçando a necessidade de ações locais para desafios globais.

 

“A partir da educação é possível exercer uma cidadania responsável, promovendo valores, conhecimentos e habilidades para a conservação do meio ambiente e o alcance de um desenvolvimento sustentável”, defende Lara.

 

Na prática, os alunos participam da coleta seletiva de materiais, que ao final de cada bimestre são entregues a pontos de coleta instalados na própria escola.

 

Todo o material é destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Araguaia (Acamara), contribuindo também para a geração de renda dos trabalhadores.

 

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a experiência revela o quanto a educação ambiental, quando vivenciada na rotina escolar, amplia a consciência cidadã e fortalece laços comunitários.

 

“Trata-se de um exemplo concreto de como a escola pode formar estudantes protagonistas e, ao mesmo tempo, apoiar iniciativas que promovem justiça social e sustentabilidade. Esse tipo de projeto mostra que cada ação educativa pode ser também uma ação de impacto social e ambiental positivo”, analisa Alan Porto.

 

Para ele, a iniciativa mostra que sustentabilidade não é apenas conceito ou teoria, mas prática diária, capaz de moldar comportamentos, inspirar crianças e jovens e dar destino responsável a recursos que poderiam ser descartados.

 

Além disso, ao final de cada bimestre, o material recolhido pelo Educação e Sustentabilidade é entregue no ponto de coleta, que está localizado na própria escola.

Os materiais são destinados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Araguaia (Acamara) e contribuem diretamente para a geração de renda de seus associados.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia