O projeto “Laudo Digital de Exames Práticos de Direção”, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), conquistou o 3° lugar na categoria A: Transformação Digital, na 2ª edição do Prêmio Eficiência e Inovação em Práticas Públicas do Governo do Estado.
A premiação ocorreu na noite de segunda-feira (7.7), no auditório Cloves Vettorato, Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
O projeto foi elaborado pelos servidores: Alessandro Alencar de Andrade, Leandro Bernardino de Santana Alves, Ricardo da Costa Pereira e Ruytter Miranda de Almeida, do Detran, e Renato Espíndola, servidor da MTI.
O objetivo é dar celeridade e mais segurança na elaboração dos laudos que antes eram feitos de forma manual.
“É uma grande satisfação para o Detran de Mato Grosso receber essa premiação como reconhecimento do nosso esforço em transformar os serviços da Autarquia para deixá-los mais céleres, modernos e eficientes. Essa é nossa meta na atual gestão e essa premiação nos dá a certeza de que estamos no caminho certo no avanço dos nossos serviços para melhor atender ao cidadão”, destacou o presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos.
O uso da tecnologia na emissão dos laudos das provas práticas começou em março de 2024, na sede do Detran, em Cuiabá, e logo foi expandido para as demais unidades do órgão no interior do Estado que aplicam prova de direção, após treinamento dos servidores.
Desde então, já foram realizados 34.432 exames práticos de direção com emissão de laudo digital. Para implantar a tecnologia, o Detran adquiriu 200 tablets.
A autarquia realiza, em média, 750 exames práticos de direção todos os dias no Estado. O teste prático é a última etapa para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Com o laudo prático digital os resultados dos exames são lançados no sistema do Detran assim que o candidato finaliza a prova. No interior, já conseguimos aplicar reteste no período vespertino de candidato reprovado pela manhã, além da emissão da CNH no mesmo dia do exame. Isso é uma melhoria significativa no atendimento ao cidadão. O reconhecimento das melhorias é o nosso maior prêmio”, disse o diretor de Habilitação e Veículos do Detran, Alessandro de Andrade.
Outros três projetos do Detran Mato Grosso também foram finalistas na premiação. Concorreram pela categoria A: Transformação Digital o projeto “Transferência Digital de Propriedade de Veículos entre pessoas jurídicas e físicas no estado de Mato Grosso”; pela categoria C: Satisfação do Cidadão concorreram dois projetos:
“Adesivo Autista a Bordo e Emissão online de Credencial de Estacionamento para Portadores da Carteira de Identificação do Autista (CIA) no estado de Mato Grosso” e “Ser Família CNH SOCIAL”.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|