O uso das redes sociais já é parte da estratégia de empresas de todos os portes e segmentos. Mas muitas vezes o que o público quer ver nos posts não é exatamente o produto ou serviço à venda.
Reflexo disso é o crescente o interesse por perfis humanizados que buscam uma conexão e identificação real com seus seguidores. A opinião é do publicitário Domingos Sávio Filho, fundador da empresa Savini Comunicação, especializada em marketing digital em Cuiabá.
“As pessoas não estão ali para seguir marcas. Elas estão ali para seguir pessoas, para ver vida, para ver rotina. Esse é o principal ponto ao qual, cada vez mais, as empresas precisam estar atentas: como se conectar de uma forma mais humana”, afirma.
Para ele, a chave para a consolidação de uma marca está justamente na humanização construída por meio da aproximação com o público.
“O fundamental é a questão da humanização das marcas. Acho que isso é o que vai fazer com que as marcas cresçam e se aproximem cada vez mais do seu público.”
Com ferramentas e plataformas cada vez mais acessíveis e práticas para a produção de conteúdo, Domingos destaca que mostrar os bastidores e o cotidiano da empresa pode gerar identificação e, consequentemente, retorno comercial.
“Os stories, como o próprio nome diz, são histórias. Estamos aqui para contar a nossa história, mostrar o nosso dia a dia. E é importante considerar que, às vezes, coisas que para nós são banais, por fazerem parte da rotina, para quem acompanha não são”, ensina.
Apesar da aproximação que o ambiente digital permite entre consumidores e produtores de conteúdo, o publicitário alerta para a importância do planejamento e da definição de estratégias consistentes.
Segundo o profissional, o uso espontâneo e amador das redes pode gerar resultados pontuais, mas o crescimento sustentável exige atuação profissional com planejamento a longo prazo e análise das métricas.
Victor Ostetti/MidiaNews
O publicitário Domingos Sávio Filho: objetivo é elevar vendas
“Existe a possibilidade de você começar, de o seu primo ajudar com uma publicação no Canva ou uma edição no CapCut. Mas a estratégia de marketing vai além disso. Ela parte do princípio de que você precisa olhar para metas de curto, médio e longo prazo.”
“Para aquele post estar no Instagram de um cliente, foi feito todo um estudo: quem é o público, como se comunica, o que se quer atingir no final das contas.”
Ferramentas e retorno financeiro
Para Domingos, medir o impacto das publicações exige mais do que observar curtidas ou comentários. O objetivo final deve ser o crescimento do negócio e não apenas o engajamento superficial.
“A parte de curtida, de like... isso a gente não quer saber. A gente quer saber se, no final das contas, o cliente está realmente vendendo, se aumentou o ticket médio, se teve mais vendas no mês. A gente sempre constrói toda a estratégia de marketing, tanto online quanto offline, pensando nesse objetivo final.”
Na entrega dos materiais de marketing digital, ferramentas como tráfego pago e anúncios direcionados são cada vez mais utilizadas, com base na delimitação de público-alvo feita por meio de estratégias desenvolvidas pelos profissionais por trás do conteúdo.
“A partir do momento em que você está produzindo conteúdo, você começa a entender quem é seu público, quem está se comunicando com a sua marca, para quem você quer vender. Com isso, é possível estruturar cada vez melhor a forma como você vai falar com essa pessoa e como vai se comunicar com ela nas redes sociais”
Savini Comunicação
Nesse contexto, Domingos exemplifica como as estratégias de comunicação são traçadas na Savini Comunicação.
Para ilustrar a atuação da agência no mercado, o publicitário explicou como a agência analisa dados para demonstrar resultados e apontar potencialidades aos seus clientes.
“Quando a gente fala de clientes que ainda são pequenos, eles estão muito nessa visão de: ‘Eu quero aumentar meus seguidores, quero aumentar o engajamento, quero ter mais curtidas, quero saber quantas pessoas viram minha publicação.’ E é um trabalho que a gente sempre faz com muita transparência dentro da agência: mostrar os dados reais, mostrar ao cliente o que ele realmente deve se importar no final das contas", diz.
"Ele não tem que se preocupar apenas com quantas pessoas viram o anúncio. Tem que olhar quantas entraram no perfil, quantas entraram em contato com o time de vendas, quantas marcaram uma reunião e quantas, de fato, fecharam negócio.”
A Savini Comunicação nasceu a partir das experiências de Domingos em empresas como o iFood. Formado em Publicidade pela Universidade Mackenzie, de São Paulo, ele identificou o potencial do marketing digital na região. Com cerca de seis meses no mercado, a agência foca na produção de mídias digitais e offline voltadas para a divulgação de produtos e empresas.
“Então vale muito essa questão da estratégia: entender quem a gente quer impulsionar, quem a gente quer impactar e qual é o nosso objetivo final. É uma construção conjunta. Não existe uma ferramenta certa, mas sim o uso combinado de todas, com as proporções corretas de verba e com segmentações bem definidas. É isso que faz a engrenagem girar.”
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