A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) está finalizando os preparativos para que 526 escolas da Rede Estadual de Ensino participem, de 21 a 31 de outubro, das avaliações do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, coordenadas pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Também participam desta edição, 662 escolas das redes municipais, 19 unidades federais e 190 escolas da rede privada no Estado. No total, serão 1.397 escolas participantes.
Desde o início do ano a Seduc está se preparando para o Saeb 2025 com ações como o "Movimenta Saeb" e a "Operação Saeb", lançada em abril deste ano, visando elevar os níveis de proficiência dos alunos. Um simulado do Saeb também foi aplicado em junho para estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Além disso, a Secretaria de Educação investe mais de R$ 8 milhões por quatro anos consecutivos no Prêmio Alfabetiza MT, com incentivos às escolas municipais que apresentam as melhores práticas de alfabetização.
O prêmio destina R$ 5,5 milhões para a premiação das 100 melhores práticas e R$ 2,7 milhões para apoiar outras 100 escolas que ainda precisam de avanços.
A meta da Seduc é continuar melhorando a aprendizagem para Mato Grosso obtendo também melhores resultados no Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Em 2023, os anos iniciais do Ensino Fundamental obteve nota 5,7. Os anos finais receberam 4,8 e, o Ensino Médio obteve nota 4,2, fazendo com que Mato Grosso saltasse de 22ª para a 8ª posição no ranking nacional do MEC no Ensino Médio.
As provas
A exemplo de edições anteriores, as provas serão aplicadas de forma censitária aos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série e 4ª do Ensino Médio, este último aplicável no caso das escolas integradas com ensino técnico.
Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (avaliação da alfabetização), por sua vez, participam por amostragem, com objetivo de representar diferentes etapas da educação básica, permitindo uma leitura abrangente dos níveis de aprendizagem.
As disciplinas avaliadas são Língua Portuguesa, aplicada em todas as etapas (censitária e amostral); Matemática, aplicada em todas as etapas (censitária e amostral); Ciências Humanas, avaliada em aplicação amostral; e Ciências da Natureza, avaliada em aplicação amostral.
Além das provas, o Saeb 2025 inclui questionários contextuais destinados a professores, diretores, secretários municipais de Educação e famílias dos alunos.
Esta fase tem como objetivo complementar os dados das provas com contexto socioeducacional, com a meta de enriquecer a análise pedagógica.
Neutralidade
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, observa que o Saeb é aplicado por profissionais contratados pelo MEC, e não pelos professores da própria escola, para garantir neutralidade.
“Se o objetivo é avaliar a qualidade da educação básica, gerar indicadores como o Ideb e orientar políticas públicas e melhorias no ensino, é natural que precise dessa neutralidade”, informa.
O secretário explica que os aplicadores vão até as escolas, distribuem os testes e coletam as respostas dos alunos, professores e gestores.
“A escola participa apenas oferecendo a estrutura e organizando os alunos”, completa.
Histórico positivo
Mato Grosso possui a 10ª melhor educação do país no Ensino Fundamental e foi o primeiro Estado a concluir uma política para os anos finais do Ensino Fundamental.
Alan reforça que, no ensino fundamental, a rede pública de educação superou a meta de alfabetização de 59% em 2024, fechando o ano com 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano.
Por conta desse avanço, a Seduc estabeleceu metas ousadas, aumentando a régua da alfabetização a cada ano. Para 2025 até 2030 são: 63%, 67%,71%,74%, 77% e 80%, respectivamente.
Como resultado desse esforço, a educação pública de Mato Grosso foi reconhecida na categoria Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pela primeira vez pelo Ministério da Educação (MEC).
O Estado foi o terceiro do país que mais avançou na alfabetização na idade certa em 2023 - critério primordial para receber o Selo Ouro.
Entre os 124 municípios mato-grossenses que aderiram ao CNCA – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, 96 deles cumpriram os requisitos exigidos e também receberam o Selo Ouro, 17 receberam Prata e 11 foram reconhecidos com o Selo Bronze.
“Não basta apenas aumentar a participação das escolas nas provas do Saeb, mas também elevar a rede estadual ao ranking das cinco redes públicas mais bem avaliadas do país até 2026”, conclui Alan Porto.
Das 628 escolas da rede estadual, 577 unidades atendem os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) com cerca de 178.739 estudantes matriculados em 2025.
Os Anos Iniciais (1º a 5º ano), de responsabilidade dos municípios, recebe apoio da Seduc por meio do Regime de Colaboração com os 142 municípios do estado.
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