Cuiabá, Terça-Feira, 4 de Novembro de 2025
VEJA COMO DOAR
04.11.2025 | 14h34 Tamanho do texto A- A+

Unidade de retaguarda da COP 30, MT Hemocentro alerta para reforço dos estoques de sangue

Unidade especializada poderá prestar suporte hemoterápico durante o evento internacional em Belém.; todos os tipos sanguíneos precisam de reforço

Mayke Toscano | Secom-MT

A unidade realiza a coleta de sangue de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa para o almoço

A unidade realiza a coleta de sangue de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa para o almoço

DA REDAÇÃO

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, precisa do apoio da população para reforçar os estoques de sangue, principalmente dos tipos O+, O-, AB- e B-, que estão em atenção.

 

Segundo o diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, além de atender as demandas habituais dos hospitais de Mato Grosso, a unidade vai atuar como retaguarda para o fornecimento de hemocomponentes em caso de necessidade durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), realizada de 10 a 21 de novembro em Belém (PA). 

 

O evento vai reunir chefes de Estado, representantes governamentais, organizações internacionais, diplomatas, empresários, ativistas e o público em geral de diversas partes do mundo.

 

“O MT Hemocentro precisa estar com os estoques de sangue estáveis para suprir o abastecimento local e ainda poder ajudar em caso de desastres, acidentes ou outras situações emergenciais que demandem grande volume de hemocomponentes em Belém”, explicou o diretor.

 

Por isso, Fernando convida os cidadãos a se dirigirem à unidade, na Rua 13 de Junho, 1.055, bairro Centro Sul, em Cuiabá, para doar sangue e colaborar com os estoques do MT Hemocentro.

 

“Contamos com os mato-grossenses para que compareçam ao MT Hemocentro e nos ajudem neste momento em que precisamos estar preparados e com os estoques reforçados para ajudar ainda mais gente. Quem tiver qualquer um dos tipos sanguíneos pode doar e será muito bem recebido pela nossa equipe, mas estamos com baixa dos tipos O+, O-, AB- e B-”, afirmou Modolo.

 

A unidade realiza a coleta de sangue de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa para o almoço.

 

Quem pode doar?

 

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Recomenda-se que o doador esteja bem alimentado para efetuar a doação.

 

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou do responsável legal para fazer a doação.

 

Em um período de 12 meses, homens podem doar até quatro vezes e, mulheres, até três vezes. São coletados até 450 ml de sangue por doação e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

 

Serviço

 

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

 

O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia