Cuiabá, Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025
PACIENTES E PROFISSIONAIS
23.07.2025 | 15h32 Tamanho do texto A- A+

Unidades de saúde 24h passam a contar com segurança reforçada para garantir mais proteçã

Medida visa manter o ambiente hospitalar mais organizado, com controle de entrada e saída de pessoas, contribuindo para a prevenção de possíveis infecções

ANDRÉ LUIS

Ilustração

DA REDAÇÃO

Com o objetivo de garantir mais tranquilidade, controle e segurança para pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, todas as unidades de saúde públicas que funcionam 24 horas em Várzea Grande — pronto-socorro e UPAs — passaram a contar com vigilância presencial durante todo o dia e a noite, desde a semana passada.

 

A medida visa manter o ambiente hospitalar mais organizado, com controle de entrada e saída de pessoas, contribuindo para a prevenção de possíveis infecções e para o bom andamento dos atendimentos nas unidades.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa também responde à necessidade de reforçar a segurança dentro das unidades, uma vez que já foram registrados episódios de conflitos e situações que colocaram em risco o bem-estar de quem busca atendimento médico.

 

Entre os casos recentes, houve uma ocorrência em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em que uma mãe, inconformada com a prescrição feita por uma médica pediatra para o tratamento do filho, partiu para a agressão física contra a profissional.

 

Em outra situação, após a constatação do óbito de um paciente, um familiar, tomado pela emoção, quebrou equipamentos da unidade, incluindo um bebedouro.

 

“A presença da segurança reforçada tem o intuito de preservar o ambiente hospitalar, garantindo mais tranquilidade para os profissionais que atuam na linha de frente e para os pacientes que precisam de atendimento. É uma medida preventiva, de cuidado com todos, e inclusive, do patrimônio público”, explicou a secretária de Saúde, Deisi Bocalon.

 

Com a nova medida, foi contratada uma empresa especializada em segurança para atuar nessas unidades, com profissionais preparados para lidar com o ambiente hospitalar. O distrato dos colaboradores, que anteriormente atuavam nessas funções, ocorreu de forma legal e transparente.

 

LEGALIDADE – A contratação da empresa de segurança está em conformidade com a Lei nº 14.967/2024, que regulamenta a atividade de segurança privada no Brasil.

 

A legislação define que a vigilância patrimonial — que compreende a proteção de bens, instalações e pessoas em estabelecimentos públicos ou privados — deve ser executada exclusivamente por pessoas jurídicas especializadas, devidamente autorizadas e fiscalizadas pela Polícia Federal (arts. 2º, 4º e 13).

 

A Prefeitura reforça que todas as unidades seguem funcionando normalmente, com acesso garantido à população, e que a presença dos profissionais de segurança tem caráter preventivo, visando um atendimento ainda mais humanizado e seguro.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia