Cuiabá, Segunda-Feira, 8 de Dezembro de 2025
45 TONELADAS
22.07.2015 | 17h35 Tamanho do texto A- A+

Viaduto da Sefaz passa por teste e pode ser liberado no dia 30

Testes foram feitos na madrugada desta quarta-feira (22) e empresa concluirá o laudo até o dia 29

Lenine Martins/GCom-MT

Caminhão de 45 toneladas foi usado para testes no Viaduto da Sefaz

Caminhão de 45 toneladas foi usado para testes no Viaduto da Sefaz

VINÍCIUS LEMOS
DA REDAÇÃO
O Viaduto Jamil Boutros Nadaf (Viaduto da Sefaz), na Avenida do CPA, em Cuiabá, passou por um teste de carga na madrugada desta quarta-feira (22). Para a realização dos testes, um caminhão de aproximadamente 45 toneladas trafegou pelo elevado.

Foram instalados sensores no veículo e na estrutura do viaduto. De acordo com a Secretaria de Estado das Cidades (Secid), todo o trabalho foi desenvolvido na madrugada para não interferir no tráfego de veículos e também para a segurança da população.

A ação foi executada pela empresa LSE – Laboratórios de Sistemas Estruturais. O serviço teve o objetivo de verificar a capacidade de carga das fundações e as estruturas da construção.

Conforme a Secid, o teste ocorreu de maneira correta e o relatório final dos ensaios deve ser entregue até o dia 29 de julho. Caso o laudo aprove a liberação da via, o viaduto voltará a funcionar a partir do dia 30 de julho.

Em recente entrevista ao MidiaNews, o secretário Eduardo Chilletto informou sobre as medidas que deverão ser tomadas, caso o elevado não seja aprovado no teste.

“Com base no resultado do laudo elaborado pela LSE, a liberação do Viaduto da Sefaz será realizada. Mas, caso haja necessidade de ainda ser feita alguma intervenção na obra, isso será solicitado ao consórcio”, afirmou.

Inaugurado em fevereiro de 2014, o Viaduto da Sefaz precisou ser interditado após seis meses de inauguração, devido a problemas estruturais verificados pelo próprio consórcio construtor.

As obras de reparos foram iniciadas em fevereiro deste ano. A Secid informou que não foi cobrado nenhum valor do Governo do Estado para a reparação.

O viaduto, que fica localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), faz parte do complexo de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e integrava o "pacote" de mobilidade urbana da Copa do Mundo de 2014.

Falhas e interdição

Em outubro de 2013, antes mesmo de ser inaugurado, o elevado já apresentava problemas na pavimentação.

Na época, foi constatada a má qualidade da obra, e o serviço realizado pelo Consórcio VLT sequer foi aprovado pela então Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).

O consórcio foi obrigado a refazer a pavimentação e, posteriormente, a secretaria teve de alterar os materiais usados no serviço.

Apesar do problema, a obra foi inaugurada em fevereiro de 2014, mas, seis meses depois, a Secopa admitiu a falha relativas às fissuras nas juntas de dilatação, e foi determinada a suspensão do tráfego no local.

Para solucionar as pendências estruturais, os trabalhos foram iniciados em fevereiro deste ano.

As obras de reparo foram divididas em 15 etapas e realizadas de forma conjunta.

Os gastos com o reforço estrutural estão sendo pagos pelo próprio consórcio, que também é responsável pela obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A obra

O viaduto da Sefaz tem 278 metros em formato de ferradura com 7,13 metros de altura em seu ponto mais alto.

A largura da pista do elevado varia de 9 a 11 metros, com duas faixas de circulação em sentido único.

A obra foi executada para solucionar o tráfego na região onde circulam em média cerca de 2,7 mil veículos por hora/sentido em horário de pico.

Leia mais sobre o assunto:

Viaduto da Sefaz terá teste de carga e deve ser liberado no dia 30

Estado prevê liberação do Viaduto da Sefaz para fim de julho

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
5 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

valnei   23.07.15 14h54
se a falha esta na qualidade do material vcs acreditam que os remendao vao resolver do prazo de 5 meses e esta tudo trincado de novo isso é que nem roupa velha qto mais remendo mais se acaba logo
0
6
dauzanades  23.07.15 08h57
NÃO SERIA O CAMINHÃO DO INMETRO O CERTO PARA OS TESTES!!! BEM MT
10
10
Junior  23.07.15 07h25
Sério? Só isso de carga pra teste? Três ônibus cheios aqui de Cuiabá já dá isso. TinhA que por no mínimo duns carretas dessa.
8
2
Cleber  22.07.15 21h32
O Viaduto da Sefaz passou no teste, ótimo. Agora é disciplinar o transito que está caótico na Av. do CPA e deixar acesso para os servidores públicos do Governo MT. As motos avançam as faixas de pedestres, como corrigir isso?
10
3
Marcos   22.07.15 18h16
Libera dia 30 e dia 31 interditada de novo kkkkkkkk eita brasilzao
9
4