Continua, neste final de semana, o curso de capacitação dos Voluntários da Defesa Civil de Mato Grosso. As aulas, que estão sendo realizadas no auditório do Complexo Arena Pantanal, irão abordar conhecimentos sobre combate a incêndio, produtos perigosos, atendimento pré-hospitalar, realização de abrigos provisórios e comunicação via rádio. Ao todo, 100 pessoas estão sendo capacitadas nesta primeira turma.
De acordo com o Superintendente de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, Tenente Coronel Abadio José da Cunha Junior, o curso pretende formar o maior número de voluntários e contribuir para o fortalecimento do órgão no Estado. Além disso, as aulas têm o objetivo de ampliar a resiliência e fazer com que a população fique atenta às ocorrências naturais. "A população é a primeira a perceber a ocorrência do desastre. Por isso a importância da capacitação. Queremos que as pessoas tenham este sentimento de percepção e que saibam também como ajudar".
As aulas tiveram início no dia 08 de agosto e os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre os conceitos de desastre, situação de emergência, estado de calamidade pública, além de entender o que compreende a Lei do Voluntariado (9.608/98), criada em 18 de fevereiro de 1998. A importância das ações voluntárias e da prática do voluntariado também foram abordadas durante o curso.
A expectativa é de que o treinamento seja ampliado para outros municípios. "Percebemos o interesse de pessoas de diversas localidades de Mato Grosso. A ideia é estender as atividades para outras regiões do Estado e assim ampliar a rede de voluntários da Defesa Civil de Mato Grosso", explicou o superintendente.
Defesa Civil Pertencente ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), a Defesa Civil de Mato Grosso foi criada no de ano 1974. Hoje é a instituição responsável por auxiliar os municípios em situações de desastres naturais e/ou humanos, realizar o monitoramento de áreas e ainda preparar as comunidades para possíveis sinistros que possam ser registrados.
Além do auxílio à população, a Defesa Civil de Mato Grosso tem a função de gerenciar o contato entre as cidades e os órgãos federais, principalmente, em momentos em que são verificados sinistros.