O curso de Medicina da Universidade de Cuiabá (Unic) pode ser punida pelo Ministério da Educação (MEC) após obter nota 2 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), o que é considerado insuficiente. O desempenho colocou a instituição na lista de 99 cursos de Medicina em todo o país que ficaram abaixo do padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Governo Federal.
Entre as sanções previstas estão a redução ou suspensão de vagas para novos ingressantes e restrições ao acesso ao Fies e ao Prouni, medidas que ainda dependem de publicação no Diário Oficial da União. O MEC também afirmou que vai garantir o direito de defesa às instituições antes da aplicação definitiva das punições.
As eventuais penalidades permanecerão válidas até a próxima edição do Enamed, prevista para outubro de 2026, quando os cursos serão reavaliados. Criado para medir a qualidade da formação médica no Brasil, o exame tem sido usado como instrumento para induzir melhorias no ensino superior na área da Saúde.
Veja:

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).