Uma articulação atribuída aos megaprodutores e bilionários do agro Eraí e Blairo Maggi tentaria emplacar a deputada Janaína Riva (MDB) como candidata a vice na chapa ao Governo de Otaviano Pivetta (Republicanos).
Apesar da dificuldade da engenharia política, o objetivo seria tirar Janaina da disputa ao Senado, facilitando o caminho para a eventual reeleição de Carlos Fávaro (PSD), senador que hoje ocupa o Ministério da Agricultura do presidente Lula (PT).
Mesmo com simpatia mútua entre Janaina e Pivetta, nos bastidores a movimentação é considerada complexa, principalmente pelos ataques que a deputada de oposição fez, com mais intensidade no último ano, à gestão do governador Mauro Mendes (União), principal fiador do projeto de Pivetta.
Aliados de Pivetta, consultados pela reportagem, consideram que haveria dificuldades de se explicar conceitualmente aos eleitores um possível "acordão" nesse sentido, visando as eleições.
Eles citaram exemplos históricos, como a aliança entre os então adversários Júlio Campos (União) e Carlos Bezerra (MDB), em 1998, que não foi "digerida" pelos eleitores e culminou com a derrota de Júlio ao Governo - e a eleição de Dante de Oliveira.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).