O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), sancionou a lei que proíbe a realização dos chamados "rolezinhos", eventos de motociclistas que resultem em algazarra, poluição sonora e manobras perigosas, em vias públicas da Capital.
A norma proposta pelo do vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) e aprovada pela Câmara no ano passado foi publicada na Gazeta Municipal desta segunda-feira (5). A medida visa combater o transtorno causado por grupos que utilizam veículos com escapamentos adulterados para promover barulho excessivo, especialmente durante a noite.
De acordo com o texto, fica vedado qualquer agrupamento de motocicletas que cause perturbação da ordem ou coloque em risco a segurança do trânsito. A lei autoriza a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e a Secretaria de Ordem Pública a atuarem em conjunto com as forças policiais para dispersar os atos, aplicar multas e realizar a apreensão imediata dos veículos irregulares.
A legislação faz uma distinção entre os infratores, chamados no texto de "motoqueiros" que praticam badernas, e os "motociclistas" que integram Moto Clubes. Eventos organizados por clubes devidamente identificados e que não infrinjam as leis de trânsito continuam permitidos, desde que não perturbem o sossego público.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).