Cuiabá, Sexta-Feira, 22 de Agosto de 2025
GRADE DO ENSINO MÉDIO
17.07.2024 | 10h10 Tamanho do texto A- A+

Comissão do TCE-MT propõe a inclusão de matéria sobre cidadania e controle social

A matéria seria oferecida de forma eletiva nas escolas de tempo integral

TCE-MT

Presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura, conselheiro Antonio Joaquim

Presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura, conselheiro Antonio Joaquim

DA REDAÇÃO

A Comissão Permanente de Educação e Cultura (Copec) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apresentou à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) proposta de inclusão da disciplina “Cidadania e Controle Social” na grade curricular dos alunos do ensino médio.

 

A matéria seria oferecida de forma eletiva nas escolas de tempo integral.

 

O presidente da Comissão, conselheiro Antonio Joaquim, destacou o potencial da formação cidadã no fortalecimento da democracia, dentre outros benefícios.

 

“A escola é o local onde plantamos as sementes do conhecimento, ética e responsabilidade social. A disciplina de Cidadania e Controle Social ajudará nossos jovens a compreenderem os mecanismos da administração pública e os instrumentos de controle social, tornando-os cidadãos críticos e atuantes”, pontuou. 

 

A proposta da Copec considera uma lacuna de matérias eletivas sobre o assunto e está fundamentada em uma ação semelhante que vem sendo desenvolvida com sucesso no Ceará, onde, desde 2023, as escolas estaduais contam com o apoio do TCE-CE para ofertarem a disciplina.

 

Lá, a disciplina é dividida em três partes, incluindo organização e o controle do estado brasileiro; a cidadania, o controle social e as políticas públicas, e o direito ao acesso à informação, à transparência e à participação. O trabalho conta com material pedagógico elaborado pelo TCE-CE e com formação de professores em curso do Tribunal.

 

Para Antonio Joaquim, em Mato Grosso, a mudança resultará em mais transparência e eficiência nos serviços prestados às suas comunidades. “Este aprendizado é vital para identificar e combater irregularidades, promovendo transparência em todas as esferas de governo”, concluiu o conselheiro.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia