Cuiabá, Sábado, 5 de Julho de 2025
SEM PROPAGANDA
17.12.2012 | 17h10 Tamanho do texto A- A+

Justiça proíbe prefeito de pintar meio-fio com cores da administração

Desembargadora Maria Aparecida Bezerra atendeu a pedido do Ministério Público

MidiaNews

Prefeito Chico Galindo (detalhe), que está proibido de pintar meio-fios com as cores azul e branco

Prefeito Chico Galindo (detalhe), que está proibido de pintar meio-fios com as cores azul e branco

DA REDAÇÃO
A Justiça concedeu liminar em recurso interposto pelo Ministério Público Estadual e determinou ao prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), a suspensão dos serviços de pintura dos meios-fios existentes nas vias públicas da capital nas cores azul e branca, alusivas à sua administração.

O MPE argumentou, no pedido, que, além de afrontar o Código de Trânsito Brasileiro, a pintura dos meios-fios visou claramente distinguir a administração atual da antecessora, onerando os cofres públicos com emprego de servidores, maquinários e considerável quantidade de tinta.

“A pintura dos meios-fios em azul e branco, em toda a cidade, só serviu para tornar confusa a compreensão dos sinais de trânsito pelos motoristas, criando insegurança nas vias e dificultando a aplicação adequada e consistente dos autos de infração”, disse o promotor de Justiça Ezequiel Borges de Campos, autor da medida.

Segundo ele, a legislação de trânsito estabelece que, caso o órgão executivo de trânsito municipal opte por pintar os meios-fios, deverá utilizar as cores branca e amarela.

A cor azul deve se utilizada apenas no processo de demarcação de vagas exclusivas para deficientes físicos.

“No curso do procedimento investigatório, foi encaminhada notificação recomendatória ao município para correção da irregularidade. Mesmo formalmente cientificado do equívoco administrativo, o prefeito persiste na irregularidade e caprichosamente afronta a legislação de trânsito ao promover a pintura generalizada dos meios fios existentes nesta cidade em cores dissonantes daquela prevista no regulamento federal”, afirmou Borges.

Na decisão, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro estabeleceu multa diária de R$ 5 mil, em caso de descumprimento da determinação.

A magistrada afirmou, ainda, que, na hipótese de realização de novos serviços de sinalização, estes deverão ocorrer em conformidade com a Resolução 236/2007 do Conselho Nacional de Trânsito.

A decisão foi proferida no dia 12 passado.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
6 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

wagner diamond  18.12.12 13h15
Essa era a unica maneira de mostrar o quase nada que o prefeito fez, e ainda fez errado, parabens promotores, precisamos ter gente la dentro com essa visão.
0
0
flavio  18.12.12 11h46
flavio, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Marlon  18.12.12 08h53
Até que a cidade estava ficando bonita com essas cores.
4
5
ANDERSON QUEIROZ BARBOSA  17.12.12 22h47
Que bom que conseguiram acabar com essa palhaçada. O dinheiro gasto aí daria pra tapar muitos buracos da cidade. Parabéns ao ministério público.
22
3
ALVARO MARCAL MENDONCA  17.12.12 19h11
Vamos pintar de preto e branco, as cores do Bi_Campeão do Mundo.
8
32