Servidores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) estão participando de um curso sobre o ITIL 4, conjunto internacional de melhores práticas para gerenciamento de serviços de tecnologia da informação.
Promovido pela Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI), o treinamento teve início no último dia 17 e se estende até esta sexta-feria (26).
De acordo com o titular da SETI, Reginaldo Hugo dos Santos, a capacitação impacta diretamente na qualidade do atendimento aos setores e, consequentemente, no serviço prestado à sociedade.
“Os servidores terão todo o embasamento teórico sobre como realmente deve ser executado o serviço de TI e de atendimento aos diversos sistemas e infraestrutura que temos no Tribunal”, explicou.
Realizado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o curso é ministrado pelo professor Antônio João de Arruda Cebalho, que apresenta conceitos que ajudam os profissionais a identificar rapidamente situações críticas e a adotar soluções eficazes.
“O ITIL traz as melhores práticas para os profissionais que atuam na área da tecnologia da informação para que eles possam atuar de uma forma mais ágil.”
A qualificação garante certificação, o que, para o participante Thiago Henrique da Costa Silva valoriza os profissionais, além de elevar o padrão de atuação na instituição.
“Toda certificação na área de TI é um diferencial. Para o Tribunal, servidores mais capacitados significam serviços melhores e maior segurança para os usuários”, ressaltou.
Foco em capacitação
Neste sentido, Reginaldo Hugo adiantou que a SETI está finalizando um novo programa de qualificação, desta vez voltado ao uso de inteligência artificial.
O projeto será desenvolvido em parceria com a Escola Superior de Contas e incluirá treinamentos individuais e em grupo sobre a Plataforma Platão, lançada nesta semana pelo TCE-MT.
Desenvolvida para agilizar processos internos, dar mais eficiência à fiscalização e garantir maior segurança no uso de dados públicos, a ferramenta realiza desde tarefas simples do dia a dia até análises complexas que envolvem decisões estratégicas, com impacto direto na gestão pública e na sociedade.
Para tanto, a IA do TCE-MT conta com módulos baseados em IA generativa e é destinada exclusivamente para uso do público interno.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|