Cuiabá, Terça-Feira, 8 de Julho de 2025
DURANTE VISITA
16.04.2025 | 17h09 Tamanho do texto A- A+

TCEstudantil estimula interesse de alunos da Fasipe pelo controle externo

Acadêmicos do curso de Direito visitaram o TCE-MT nesta terça-feira

Tony Ribeiro/TCE-MT

Acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Fasipe visitaram o TCE-MT nesta terça-feira

Acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Fasipe visitaram o TCE-MT nesta terça-feira

DA REDAÇÃO

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) recebeu, nesta terça-feira (15), acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Fasipe para mais uma edição do projeto TCEstudantil.

 

Durante a visita, servidores detalharam o papel da instituição na fiscalização dos recursos públicos e estimularam o interesse dos alunos por carreiras na área do controle externo.

 

"É uma honra receber futuros operadores do Direito em nossa Casa. O Tribunal de Contas não apenas fiscaliza, mas também educa e orienta a boa gestão pública. Ao abrirmos as portas para esses alunos, reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a cidadania e o fortalecimento das instituições. Esperamos que esta experiência desperte em cada um o senso de responsabilidade com a coisa pública e, quem sabe, inspire vocações para o controle externo, que é uma das mais nobres formas de servir à sociedade", declarou o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo.

 

Em palestra sobre a estrutura do órgão, o auditor público externo Marcelo Pereira destacou a importância de desmistificar o trabalho de fiscalização.

 

“Muitas pessoas ainda têm uma visão equivocada sobre os tribunais de contas, achando que têm um custo alto. O que precisa ser compreendido é que o custo do descontrole é muito maior. Mostrar isso aos estudantes é essencial para formar profissionais conscientes”, afirmou.

 

A importância do tema foi reforçada pelo coordenador do curso de Direito da Fasipe, professor Olmir Bampi Júnior .

 

“A presença no TCE-MT possibilita o contato direto com a prática e com profissionais que atuam diariamente no controle das contas públicas. É uma experiência que permite enxergar, de forma concreta, o funcionamento do controle externo e o impacto que isso tem na sociedade”, disse.

 

Para Samuel da Silveira, aluno do 9° semestre, a atividade ajudou a visualizar como aplicar os conceitos do curso na vida profissional. “Isso nos dá uma noção mais clara de como funcionam as instituições. Aqui, conseguimos entender quem julga, quem acusa, a quem recorrer. Isso é fundamental tanto para quem quer advogar quanto para quem quer seguir carreira pública.”

 

Na ocasião, o servidor do Ministério Público de Contas (MPC) Teófilo Márcio explicou a função do MPC e suas diferenças em relação ao Ministério Público Estadual.

 

“É um nicho ainda pouco explorado na graduação, mas que oferece possibilidades reais de atuação. Explicar isso aos estudantes amplia a visão sobre o sistema de justiça e mostra que o Tribunal de Contas também participa desse universo jurídico.”

Novas perspectivas de atuação

 

Além de esclarecer o funcionamento do sistema de controle da administração pública, o encontro também ampliou as perspectivas dos futuros advogados sobre a atuação no campo jurídico.

 

Neste sentido, o consultor jurídico do TCE-MT Lucas Menezes falou sobre a atuação da advocacia pública especializada e reforçou a importância de tornar essa carreira mais conhecida.

 

“Muitos alunos sabem da existência das procuradorias estaduais ou federais, mas poucos conhecem as estruturas jurídicas de tribunais de contas e assembleias legislativas. São áreas com alta relevância técnica, que atuam na solução de conflitos e que oferecem boas oportunidades de crescimento profissional”, avaliou. 

Agora, o conhecimento sobre essas possiblidades vai redirecionar os interesses de Julia Carvalho, aluna do primeiro semestre.

 

“Às vezes a gente não tem noção do que cada instituição faz. A visita foi excelente porque mostrou, com muita clareza, o papel do Tribunal e como ele é essencial para a sociedade. Fomos muito bem recebidos e isso fez toda a diferença para entender o funcionamento da casa”, afirmou. 

 

 

O TCEstudantil é realizado desde 2001 em parceria com instituições de ensino públicas e privadas. Desde então, já contribuiu com a formação cidadã e profissional de mais de 30 mil alunos. Além de apresentar o funcionamento do Tribunal, o projeto busca incentivar a participação ativa da sociedade no controle social e na fiscalização dos recursos públicos.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia