Muitas pesquisas apontam que o autocontrole e o equilíbrio são essenciais para uma vida mais saudável.
Eu tenho defendido a tese de que para termos uma vida feliz e com sucesso temos que manter o equilíbrio sobre vários aspectos de nossas vidas, tais como: físico, mental, espiritual, emocional e social, conforme abordagem discutida no meu livro “Mude sua vida em 50 dias”.
Fácil eu sei que não é, contudo, se quisermos alcançar êxito em nossas vidas, temos que correr, lutar e persistir para manter o equilíbrio dessas dimensões em nossa existência.
Relembro de uma partida de tênis que eu disputei com um adversário dificílimo, pelas semifinais de uma competição. O jogo durou quase 3 horas; uma disputa intensa. O adversário tinha uma característica similar à minha, que é de ter um bom sistema de defesa.
Depois de muito lutar e correr bastante, venci a partida de tênis. Nós estávamos totalmente desgastados física e mentalmente. Fiquei muito feliz de ganhar aquela partida, porém o desgaste foi muito grande. Precisou de quase dois dias para me recuperar inteiramente para os novos jogos e desafios.
Após a partida, eu tive que tomar algumas decisões gerais a respeito da minha vida. Ao tomar as decisões, percebi que as análises mentais e emocionais não estavam adequadas para o momento, mas acabei decidindo.
No dia seguinte, ao me aprofundar sobre o cenário do dia anterior, pude perceber que a minha decisão não foi a mais assertiva. Para mim, ficou muito evidente que quando há um desgaste mental, e principalmente físico, as nossas decisões não serão bem-sucedidas. Esse desequilíbrio momentâneo interfere diretamente na nossa inteligência, sabedoria e gerenciamento do autocontrole.
Podemos concluir que, se quisermos tomar as melhores decisões, antes, é primordial que eu e você ajustemos o equilíbrio das áreas supracitadas. Não insista em tomar decisões quando houver desequilíbrio momentâneo de uma das áreas de sua vida, pois pode ser que você se arrependa depois.
Vale ressaltar que o desgaste físico interfere, sim, diretamente na nossa capacidade de autocontrole. O mental também segue o mesmo fluxo, e as demais áreas também.
Para se ter sucesso com o autocontrole é preferível reduzir ou eliminar os desequilíbrios momentâneos para que possamos acertar mais.
Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas de Mato Grosso.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|