Cuiabá, Quarta-Feira, 13 de Agosto de 2025
EMANUEL PINHEIRO
17.06.2014 | 10h00 Tamanho do texto A- A+

Cuiabá e o seu legado!

Deixamos de lado os ataques, mas as obras são o principal legado para o país

Enfim, chegou o grande dia. Chegada a hora de sermos contagiados pela onda verde amarela. É o momento de Cuiabá entrar para a história. A Copa do Mundo proporcionará o maior legado já visto nos últimos anos em todo o país. Os gastos abusivos considerados por muitos serão retornos e que não podem, nem de perto, ser comparados aos gastos com saúde e educação.

Deixamos de lado os ataques, mas as obras são o principal legado para o país. A Copa dura apenas um mês, mas os benefícios ficam para todos nós. As obras de mobilidade urbana servirão para modernizar e democratizar o trânsito na cidade. Em especial, a Região Metropolitana de Cuiabá, que contabiliza um milhão de habitantes. Agora temos estádio moderno e confortável, que vão além do futebol.

"Nada mais justo do que tirarmos de lado as nossas amarras e apreciar o momento histórico"


São arenas multiuso, que podem ser utilizadas para comércio, eventos e grandes shows. Francamente a Copa do Mundo serviu para governos e prestadores de serviços, enfim, colocar em jogo nada menos do que a capacidade de se organizar para tornar realidade as oportunidades que um evento dessa magnitude propicia não apenas ao esporte, mas à economia, à sociedade e ao futuro da nação.

O que mais importa nessa altura do campeonato são as obras de infraestrutura. Na condição de chefe de Estado o propósito é construir um legado. Para isso, é preciso pensar no uso das instalações após o evento. É preciso desenvolver empreendimentos de infraestrutura e de esportes pensando na viabilidade econômica para o futuro. O conceito de arenas com múltiplas funções, conciliando esportes, entretenimento e serviços diversos é um bom exemplo disso.

Outro fator que não podemos deixar de mencionar e que entrará para a história de todas as Copas do Mundo é o fato de ter sido a primeira a estabelecer parâmetros ecológicos e sociais a serem cumpridos por governos e empresas privadas que participem de sua organização. É o que a FIFA chama de “green goal” (gol verde), criado para marcar a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade na realização de grandes eventos. No caso de Cuiabá está a obrigatoriedade no que diz respeito à neutralização de todo o carbono produzido no evento.

Prova disso é o reconhecimento internacional da Arena Pantanal, com a conquista de vários prêmios mundial. O empreendimento recebeu na categoria empreendimentos públicos o destaque America´s Property Awards. O estádio foi escolhido não só por ser um dos estádios que vão receber jogos da Copa, mas pelo fato de ser comprometido com a sustentabilidade, com a responsabilidade socioambiental e requalificação urbana da cidade de Cuiabá.

De fato, a lição deixada pela maioria dos países que sediaram grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo ou Olimpíada, mostra ao Brasil que quem começa antes e se planeja bem ganha mais. Sejamos otimistas e vamos deixar a bola rolar. Afinal, somos o "País do Futebol" e desejamos que esse amor do nosso povo por esse esporte se torne uma das características de nossa identidade da nação brasileira. Para nós o futebol é uma celebração da vida. Nada mais justo do que tirarmos de lado as nossas amarras e apreciar o momento histórico.

EMANUEL PINHEIRO é deputado estadual pelo Partido da República (PR) em Mato Grosso.

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
7 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Jonas Benevides  19.06.14 10h40
A copa dura apenas um mes, o problema é que os políticos ficam. Temos políticos com 10, 15 e 20 anos alternando posições. Qual o legado deles? Corrupção, Corrupção e Corrupção.
0
0
Emerson   17.06.14 10h09
Emerson , seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Júlio Santos  17.06.14 08h30
Fiz uma consulta geral nas contas da prefeitura, lá, pude ver que esse deputado (Emanuel Pinheiro) apesar de ser de Cuiabá, não fez nenhuma emenda para ajuda a cidade.
5
1
Artur  16.06.14 17h57
Não se iluda deputado, pois depois da copa a jiripóca vai piar novamente.
14
2
Luiz Correa  16.06.14 17h22
Belas palavras Deputado mandado! Quero ver Vossa Excelência pedindo votos em Poconé e Chapada dos Guimarães. Nesses lugares...nada!!
14
2



Leia mais notícias sobre Opinião:
Agosto de 2025
12.08.25 05h30 » Tacin, tá não
12.08.25 05h30 » Respeito às Instituições
11.08.25 08h11 » 11 de Agosto
11.08.25 05h30 » A missão da advocacia
10.08.25 05h30 » O Brasil que dá certo
10.08.25 05h30 » Disfagia