Cuiabá, Domingo, 14 de Dezembro de 2025
LICIO ANTONIO MALHEIROS
08.06.2025 | 05h30 Tamanho do texto A- A+

Doar sangue

Segundo dados oficiais, cada doação pode salvar até quatro vidas

Quando falamos em sociedade, pensamos na sociedade moderna como um todo, marcada por profundas transformações nas quais se incluem a rapidez de informações e avanço de novas tecnologias.

 

O ato de doar sangue é voluntário e indolor, além de salvar vidas leva às famílias gratidão e alegria

Prova inequívoca disso é que vivemos um momento histórico intensamente marcado pela globalização e da tecnologia.

 

Portanto a sociedade atual é predominantemente organizada sob o modelo capitalista.

 

Porém, alguns valores essenciais às nossas vidas e nas dos próximos, estão ligadas diretamente à doação no sentido amplo da palavra.

 

A chamada em questão, é alusiva ao mês de junho conhecido também, como junho vermelho, dedicado à conscientização sobre a doação de sangue que salva vidas e muda a história de muitas pessoas.

 

Quando falamos em doar sangue, entendemos se tratar de um ato altruísta e de solidariedade que ajuda a salvar vidas.

 

O ato de doar sangue é voluntário e indolor, além de salvar vidas leva às famílias gratidão e alegria. Segundo dados oficiais, cada doação pode salvar até quatro vidas.

 

Mesmo com campanha efusivas, visando sensibilizar as pessoas dá importância da doação de sangue anual, através de campanhas governamentais no mês de junho, conhecido também como mês vermelho em que ganha força essa campanha, na tentativa de sensibilizar as pessoas.

 

Ainda assim, a Unidade Estadual de Saúde Pública o MT-Hemocentro responsável pela elaboração da Política Estadual de Saúde em relação às doenças ligadas ao sangue e pelo armazenamento do mesmo.

 

O único banco de sangue público de Mato Grosso o MT Hemocentro, mesmo, com todas as campanhas anuais e maior ênfase no mês de junho visando aumentar o número de doadores, ainda assim, está com baixo estoque na hemorrede do Estado.

 

Embora, todos os tipos sanguíneos sejam de suma importância, o sangue do tipo O positivo é um dos mais utilizados em atendimentos de urgência e emergência, o mesmo, está em alerta no MT Hemocentro.

 

O papel do gestor público, é o de buscar mecanismos que possa melhorar e minimizar às necessidades dos munícipes, principalmente, quando o assunto é Saúde Pública.

 

Nesse quesito, o deputado estadual Juca do Guaraná Filho (MDB), é autor da Lei 12.849 que garante o fornecimento eletrônico e gratuito dos resultados dos exames de sangue realizados pelos doadores voluntários no Estado de Mato Grosso.

 

Resumo da ópera, a doação de sangue é um ato de amor ao próximo, salva vidas e minimiza a dor e sofrimento de   inúmeras famílias que necessitam desse liquido precioso que nos dá vida, vamos doar sempre, independentemente do mês de junho o mês vermelho.

 

Professor Licio Antonio Malheiros é jornalista, articulista e geógrafo.

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião:
Dezembro de 2025
14.12.25 05h30 » A ciência é criacionista
14.12.25 05h30 » A Parábola do Rei Nu
14.12.25 05h30 » O amor em tom caramelo!
13.12.25 05h30 » A Era do BBF
13.12.25 05h30 » Um alerta
13.12.25 05h30 » Aromaterapia é o presente
12.12.25 05h30 » A farsa da indignação tardia